Arte na caverna

Você sabe onde ficam expostas as obras de arte? Se respondeu galerias e museus, acertou, mas saiba que uma caverna localizada em Abri Castanet, na França, também pode servir para guardar obras primas. Lá, pesquisadores encontraram uma rocha com desenhos feitos há 37 mil anos – são as obras de arte mais antigas já encontradas.

Pedaço de pedra com pintura pré-histórica

Um dos desenhos encontrados representa um animal presente no cotidiano dos nossos ancestrais (Foto: Raphaëlle Bourrillon)

Segundo a arqueóloga Raphaëlle Bourrillon, os desenhos ilustravam animais e partes do corpo humano. “As imagens foram pintadas e esculpidas no teto da caverna, que já havia caído quando o local foi descoberto”, conta. A rocha que formava o teto pesava tanto quanto um carro e a equipe precisou quebrá-la em pequenos pedaços para ter acesso às ilustrações.

Depois de muita pesquisa, os cientistas descobriram que os autores dos desenhos são os aurignacian, ancestrais humanos que habitavam a caverna na época. Ainda não se sabe que ferramentas eles usaram, mas já foi possível identificar que as partes da imagem que parecem ter sido pintadas com tinta vermelha são, na verdade, produto do contato com minerais do solo da caverna após a queda do teto.

Pedaço de pedra com desenho pré-histórico

Dentre as imagens, os pesquisadores encontraram um desenho que parece mostrar as patas traseiras de um cavalo (Foto: Raphaëlle Bourrillon)

Até então, os desenhos considerados os mais antigos do mundo haviam sido feitos também pelos aurignacian, só que há 32.500 anos em outra caverna da França. “Essas imagens eram mais elaboradas do que as que encontramos e, com isso, é possível perceber que a arte pré-histórica tinha diferentes estilos”, diz Raphaëlle.

Matéria publicada em 14.06.2012

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Que curiosidade maneira!

    Publicado em 18 de maio de 2019 Responder

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?