
Os animais usados em pesquisas recebem anestesia, para que não sintam dor e estresse, minimizando assim seu sofrimento.
Atualmente, o uso de animais em experiências nos laboratórios tem sido muito discutido na sociedade, principalmente por grupos de proteção aos animais que são contrários a essa atividade. No Rio de Janeiro, por exemplo, um projeto de lei que proibia a utilização de bichos em pesquisas deu o que falar. Mas você sabe como os animais são utilizados pela ciência? Então, está na hora de descobrir para, então, formar a sua opinião!
Segundo o bioquímico Franklin Rumjanek, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os cientistas também gostam de bichos e não têm a intenção de maltratá-los. Por isso, quando é necessária a utilização das cobaias, é aplicada anestesia nos animais, para que eles não sintam dor e estresse, minimizando assim o seu sofrimento. Além disso, nos centros de pesquisa, há fiscais que garantem que os cientistas sigam procedimentos que preservem ao máximo o bem-estar dos animais, fornecendo-lhes boas condições de higiene e de alimentação.
E que tipos de pesquisas necessitam do uso de cobaias para apresentarem resultados? Franklin explica que os animais são importantes para se testar medicamentos e vacinas para a prevenção, o tratamento e o combate de diversas doenças, como o câncer, a tuberculose e a dengue. Isso porque, para pesquisar com precisão o efeito de certas drogas ou vacinas, deve-se recorrer a um ser vivo o mais parecido possível com os seres humanos.
É por meio de experimentos com animais que será constatado se o remédio funciona de fato, se ele é tóxico, se traz algum efeito colateral e quais seriam esses efeitos. Ainda que em alguns casos os pesquisadores consigam responder a essas perguntas por meio do uso de bactérias que são cultivadas em tubos de ensaio ou de células individuais, só se entende o funcionamento de um órgão ou os efeitos que uma doença causa no organismo utilizando os seres vivos mais complexos.
Assim como o Brasil, diversos países no mundo inteiro fazem uso das cobaias. Caso o país seja obrigado a parar de fazer experimentos com animais, como defendem alguns grupos, isso trará um grande prejuízo para o desenvolvimento da ciência, sobretudo da medicina. Diversos laboratórios seriam fechados e cientistas talentosos teriam que sair do país ou ficariam restritos a determinadas áreas. Mas os prejuízos não parariam por aí. A economia brasileira também seria afetada, pois haveria a necessidade de comprar medicamentos e certos produtos de outros países, em vez de produzi-los aqui, como acontece hoje em dia.
Em resumo, não se pode concordar com maus tratos aos animais. Mas também não se deve achar que o trabalho dos cientistas os prejudicam. Afinal, é sempre importante ter em mente que uma grande quantidade de vidas humanas – e de outros animais também! – já foram salvas graças a medicamentos produzidos a partir de pesquisas com bichos em laboratório.
Anna Elise
Eu concordo que não seria bom para os cientistas, mas, tenho muita pena dos animaizinhos!
Publicado em 28 de outubro de 2018
marina bezerra bonfim sevidone
pro eu posso pesquisar sobre os animais
Publicado em 26 de março de 2021
Brenda Gabrielly Verginelli Souza
Eu concordo mas os animais sao iguais a nos seres humanos tem o direito da vida e o direito da liberdade mas e claro se nao tivesse animais nos nao teriamos como saber se o medicamento deixa algum sintoma AFINAL A VIDA DOS ANIMAIS IMPORTAM
Publicado em 10 de abril de 2021
Brenda Gabrielly Verginelli Souza
E A DOS HUMANOS TAMBEM
Publicado em 10 de abril de 2021
Giovanna Renata Ferreira Araújo
Testam em animais mais é a mesma coisa de testar em humanos
Publicado em 14 de maio de 2021