Água é vida!

“Dona Maria, olha a torneira pingando! Victor, não demore muito no banho! Martinha, feche a torneira enquanto escova os dentes! Vamos economizar!…” O dia 22 de março foi escolhido como o dia mundial da água pela Organização das Nações Unidas (ONU), para lembrar a importância que a água tem para a existência da vida. A ONU criou até a Declaração dos Direitos da Água, o que é muito justo! Afinal de contas, o que seria de nós sem esse precioso líquido?

Quando a Terra estava se formando, há cerca de 4,6 bilhões de anos, e depois com a sua evolução, a água se encontrava no estado de vapor. Mas a crosta terrestre foi se resfriando e a água se condensou, formando lagos e oceanos e proporcionado o aparecimento da vida.

A ciência ainda não conhece seres que consigam se desenvolver e sobreviver sem água. O homem, na sua busca incansável de vida fora da Terra, procura por água em estado líquido nos outros astros como um primeiro sinal de que pode haver seres vivos ali. No Sistema Solar, temos o planeta Marte, com fortes indícios de que havia água fluindo em sua superfície no passado. Quem sabe a vida existiu por lá?

Mas a procura de água não se limita ao Universo: aqui na Terra sabe-se, por exemplo, que cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta pelas águas. Desse total, 97,5% é água salgada e somente 2,5% é água doce. Vamos fazer uma comparação: imaginem que você está numa festa com mil copos de refrigerante, sendo que desses copos só podem ser servidos 25 – este seria o equivalente à água doce do planeta. Para complicar ainda mais a situação, 70% dessa água doce esta sob a forma de gelo e os 30% restantes no estado líquido. Ou seja: dos 25 copos de refrigerantes, sobram apenas 7 copos e meio para serem servidos – o restante está congelado!

Agora, atenção quanto à água potável, indicada para o consumo humano: ela corresponde a somente 0,003% de toda a água da Terra! Comparando novamente: é como se, daqueles 7 copos e meio de refrigerante que temos, só pudéssemos pegar um copo e dar somente um gole! Portanto, temos de tomar conta da água desde já, sem esbanjar e economizando para podermos continuar neste planeta, contribuindo para um futuro melhor.

Uma das salas da exposição “Água: uma viagem no mundo do conhecimento”, criada pelo Museu de Ciências da USP.

Para sensibilizar as pessoas sobre a importância da água e de sua economia, o Museu de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) criou a exposição itinerante “Água – uma viagem no mundo do conhecimento”. A mostra reúne o conhecimento de vários pesquisadores da USP, como forma de mostrar o que se sabe atualmente sobre esse assunto, e é orientada por monitores. O Museu de Ciências tem apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na exposição. Ela vai passar por várias unidades da USP. Saiu de São Paulo, da Casa da Dona Mãe Yayá, e agora se encontra em São Carlos. Quem quiser saber mais sobre o projeto, basta acessar o site do Museu de Ciências.

Faça sua parte, não só no dia 22, mas todos os dias, cuidando muito bem desse recurso natural para manter nosso planeta vivo por muitos anos!