Será possível colocar o mundo, um continente, um país, uma região, um estado, uma cidade que seja numa folha de caderno? É sim, basta que façamos um mapa! Em um mapa podem ser representados todos os elementos da superfície terrestre: rios, montanhas, florestas… Enfim, basta reduzir tudo isso em escala e o mapa sairá perfeito!
OK , só faltou dizer o que é reduzir em escala. É assim: se vamos representar a nossa cidade dez mil vezes menor do que ela realmente é, devemos representar todos os seus elementos (rios, montanhas etc.) em tamanho dez mil vezes menor e a distância entre eles também. Por exemplo: se a distância do principal rio da cidade até o parque principal é de 150 metros, no mapa, ela será de 15 milímetros (porque 150 metros é igual a 150.000 milímetros e 150.000 dividido pela escala que é 10.000 é igual a 15 milímetros).
A noção de escala também é importante para colocarmos no papel a nossa escola, a nossa casa… Só que, nesse caso, não dizemos que estamos fazendo um mapa da escola, por exemplo. O correto é dizer que vamos desenhar a planta baixa da escola. A diferença entre mapa e planta baixa é que o primeiro representa uma área grande, onde é praticamente impossível inserir todos os detalhes. Já a planta baixa contém todas as informações de uma área pequena, em que todos os detalhes podem ser desenhados em escala. Que tal trabalhar o conceito de escala fazendo a planta baixa de sua escola?
Gostou da idéia? Então, tente primeiro desenhar a sua sala de aula. Depois, siga os passos:
1 – Reúna sua turma e faça um passeio pela escola observando a localização de tudo o que será representado: salas de aula, cantina, pátio, biblioteca, secretaria, banheiros e o que mais houver.
2 – Agora, cada um deve imaginar como seria a escola vista de cima, sem o telhado, por alguém que estivesse em um helicóptero, por exemplo. É preciso visualizar onde ficaria cada item observado;
3 – Dividam-se em grupos para desenhar a escola da maneira como foi imaginada em uma folha de papel pardo tamanho grande;
4 – Depois que os desenhos estiverem prontos, é hora de compará-los. Veja se a distância entre as salas, os banheiros, a cantina etc. respeitam uma escala de redução igual;
5 – Considerando os erros e os acertos de cada grupo, cada criança deve fazer o mesmo desenho. Desta vez, o desafio é reduzir ainda mais a planta da escola, usando uma folha de papel ofício.
Depois que você estiver craque em trabalhar com escala, use a imaginação para fazer o mapa da sua vizinhança. Divirta-se!