Piquenique na geleira

Uma sugestão de passeio: juntar toda a família, embalar alguns sanduíches e sair para um domingo de piquenique. Onde? Numa geleira lá em São Paulo.

Pequinique na geleira

Parque Geológico do Varvito: um lugar agradável para o passeio e perfeito para aprender mais sobre o passado do planeta! (Foto: Fred Gazzola)

Pode ficar tranquilo, eu não estou doido. Se você passeasse pela Terra uns 20 mil anos atrás, a visão que teria seria essa: gelo, muito gelo. Isso porque, nessa época, aconteceu a última Era Glacial do nosso planeta. Apesar de fazer tanto tempo, os vestígios desse passado gelado continuam visíveis até hoje em vários parques do Brasil.

Um deles é o Parque do Varvito, que fica em Itu, São Paulo.  Nas suas paredes de pedra, dá para ver o registro da sedimentação – acúmulo de restos orgânicos – causada por geleiras de cerca de 300 milhões de anos. Onde hoje estão banquinhos para um belo piquenique e uma cachoeira, antes foi um enorme bloco de gelo…

Prepare a cesta de guloseimas e corra para conferir!

Parque do Varvito
Rua Pq. Do Varvito, S/N – Jardim Pedreira, Itu, São Paulo
De terça à domingo, das 8h às 17h
Entrada gratuita
Informações: (11) 4022-2181

Matéria publicada em 10.10.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!