Esse experimento requer muita paciência e capacidade de observação, mas quem seguir todas as etapas vai ser recompensado com um doce no final! Vai ficar aí chupando dedo? Mãos à obra!
Você vai precisar de:
– água (200 mililitros);
– açúcar;
– palito de sorvete limpo ou espeto de madeira;
– uma jarra pequena (500 mililitros);
– cartolina;
– clipe.
1. Com a ajuda de um adulto, aqueça a água até o ponto de fervura em uma panela pequena. Retire a panela do fogo e, aos poucos, adicione o açúcar até que a solução fique saturada, ou seja, até que não seja mais possível dissolvê-lo.
2. Volte a aquecer a mistura até que todo o sólido se dissolva e a solução fique límpida.
3. Coloque a solução ainda quente na jarra. Caso tenha restado algum grão de açúcar sem dissolver, não deixe que ele passe para a jarra.
4. Cubra a boca do frasco com a cartolina.
5. Faça um furo e coloque o palito de sorvete ou o espeto de madeira através da cartolina, dentro da solução, sem que ele atinja o fundo da jarra. Prenda o palito com o clipe para que ele não caia dentro da jarra.
6. Coloque o frasco em um local onde você possa deixá-lo por vários dias em observação.
O que aconteceu?
A água quente dissolve uma quantidade maior de açúcar do que a água fria. Quando a solução saturada de açúcar esfria, se torna uma solução supersaturada e o excesso de açúcar tende a cristalizar. Entretanto, para que se formem cristais é necessária a presença de um núcleo, que, neste caso, é o palito de madeira. Os pequenos cristais inicialmente formados sobre o palito vão aumentando de tamanho com o passar do tempo.
A cristalização é um processo muito utilizado na indústria. Substâncias utilizadas na fabricação de inseticidas, plásticos, papel e fertilizantes, por exemplo, são obtidas por cristalização.
Agora, comemore o sucesso do seu experimento com uma lambida no seu palitinho açucarado. Mas, depois, escove os dentes!