Nem sempre a gente pode confiar no que os olhos vêem. Sabe por quê? Porque o nosso cérebro pode nos pregar peças. Duvida? Pois, então, siga o passo a passo para realizar este experimento e você vai ver como seus olhos podem se confundir…
Você vai precisar de:
– um pêndulo (que pode ser feito amarrando uma bola de gude a uma linha grossa);
– uma lente de óculos escuros;
– um amigo.
Passo 1
Fique de um lado da sala e peça ao seu amigo para ficar do lado oposto e balançar o pêndulo, como se fosse hipnotizar você.
Passo 2
Olhe fixamente para o pêndulo e coloque a lente escura somente sobre o seu olho direito. Mantenha os dois olhos abertos. O que aconteceu?
Passo 3
Faça o mesmo, colocando a lente sobre o seu olho esquerdo. E agora, o que aconteceu?
Explicação
Se você fez tudo direitinho, deve ter notado que, colocando a lente no olho direito, o pêndulo parecia realizar um movimento circular, e que passando a lente para o olho esquerdo, o movimento circular parecia acontecer no sentido inverso. O que pode parecer mágica, a ciência chama de ilusão de ótica. Essa ilusão surge do fato de que as imagens que são vistas com a retina escurecida, no caso da lente escura sobre o olho, demoram mais para serem transmitidas ao cérebro do que as imagens claras. Dessa forma, quando o pêndulo é visto com um dos olhos cobertos por uma lente escura, as imagens dessa trajetória parecem mais lentas, comparadas às imagens com o olho descoberto, dando a sensação de que o pêndulo está fazendo círculos.