Memórias da guerra

Você sabia que o Brasil enviou combatentes para lutar na Segunda Guerra Mundial, conflito que aconteceu entre 1939 e 1945? De um lado, estavam os países aliados à Alemanha, como Itália e Japão, e, do outro, nações lideradas por Estados Unidos, Império Britânico e União Soviética – essas, apoiadas pelo Brasil.

Eis que, em 1944, tropas brasileiras foram destacadas para combater na Itália contra o exército alemão que estava ocupando territórios naquele país. Mais de 25 mil brasileiros foram à guerra e formaram a Força Expedicionária Brasileira (FEB). E, para conhecer a história desses combatentes, convido você a visitar o Museu do Expedicionário, que fica lá em Curitiba, no Paraná.

Esse é o tanque de guerra à mostra no Museu do Expedicionário (Wikimedia Commons / <a href= https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/> CC-BY-SA-3.0</a>)

Esse é o tanque de guerra à mostra no Museu do Expedicionário (Wikimedia Commons / CC-BY-SA-3.0)

Do lado de fora do museu, o visitante pode ver objetos que representam as três forças armadas brasileiras: a aeronáutica, a marinha e o exército. Tem o caça Thunderbolt P-47, avião que participou de várias missões durante a guerra, além de um enorme torpedo, que é um tipo de projétil usado por navios para atingir alvos em baixo d’água. Além disso, você também pode ver de perto um verdadeiro tanque de guerra que foi usado pelo exército brasileiro durante os combates.

O avião Thunderbolt P-47 participou de várias missões de guerra! (Morio / Wikimedia Commons /<a href= https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/> CC-BY-SA-3.0</a>)

O avião Thunderbolt P-47 participou de várias missões de guerra! (Morio / Wikimedia Commons / CC-BY-SA-3.0)

Já do lado de dentro do museu, é possível explorar um acervo com milhares de objetos históricos como uniformes, mapas, armamentos, filmes e fotografias. São detalhes que ajudam a entender como era o dia a dia da FEB naqueles tempos difíceis. É ou não é um passeio imperdível?

Museu do Expedicionário
Rua Comendador Macedo, 655 (Praça do Expedicionário), Alto da XV, Curitiba, Paraná
De terça à sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h
Sábado e domingo, das 13h às 17h
Entrada gratuita
Informações: (41) 3362 8231 e (41) 3263 4067
mexp@seec.pr.gov.br
http://www.museudoexpedicionario.com/

Matéria publicada em 01.09.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!