Máscaras vivas

Como você deve saber, 2015 é o Ano Internacional da Luz – um tema ótimo para realizar experimentos! A CHC já publicou algumas sugestões, como esta atividade sobre fotossíntese, ou esta sobre a cor do céu. Quer mais uma? Pois tome nota do material necessário:

(gráfico: Cláudio Roberto)

(gráfico: Cláudio Roberto)

* uma lanterna;
* uma máscara de plástico (dessas que encontramos em lojas de festas);
* caneta hidrocor preta;
* papel branco;
* fita adesiva transparente.

No papel branco, desenhe duas bolinhas pretas. Elas serão as pupilas dos olhos da sua máscara. Com a fita adesiva, prenda as bolinhas na posição correta, isto é, no centro dos olhos. Você deve colar os pedaços de papel na parte de dentro da máscara – aquela que ficaria em contato com o seu rosto se você fosse usá-la.

Agora, peça para alguém iluminar a máscara por trás com uma lanterna ou um abajur. Afaste-se da máscara e veja o que acontece quando você anda para um lado e para o outro. E se você observar com apenas um olho aberto, muda alguma coisa? O que dá vida a essa máscara? Assim que descobrir, conte pra gente!

Matéria publicada em 27.10.2015

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!