Azul da cor do céu

Nos dias mais bonitos do verão, o céu fica de um azul incrível! Já reparou? E já pensou no por quê dessa aparência? Pois muitos cientistas já se debruçaram sobre essa questão, e um experimento pode ajudar você a tirar suas próprias conclusões.

Você vai precisar de:
* um projetor de slides (ou outra fonte de luz branca e forte);
* uma caixa de plástico transparente cheia d’agua (ou um aquário sem peixes!);
* cartolina branca;
* leite em pó.

Você pode apreciar a beleza de um céu azul quase todos os dias, mas já parou para pensar por que ele tem essa cor? (foto: Tony Hammond / Flickr / <a href=http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0>CC BY-NC-SA 2.0</a>)

Você pode apreciar a beleza de um céu azul quase todos os dias, mas já parou para pensar por que ele tem essa cor? (foto: Tony Hammond / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

Em primeiro lugar, vá para um ambiente escuro – pode ser um quarto com as janelas fechadas. Coloque a caixa plástica sobre uma superfície plana, como o chão ou uma mesa, e posicione o projetor de slides ligado em frente a um dos lados da caixa.

esquema_experimento céu azulNo lado oposto, fixe a cartolina branca, de modo que o feixe de luz do projetor passe pela água e atinja a superfície do papel. Para ter um feixe bem estreito, use um slide opaco com um pequeno furo no centro.
Por fim, adicione uma colher de chá de leite em pó à água e mexa bem. Olhe pela lateral do aquário e conte: o que você viu? De que cor ficou o feixe?

Realize este experimento com seus colegas e tente estabelecer uma correspondência com o que acontece em nosso planeta: que material representa a atmosfera terrestre? E o que o Sol tem a ver com isso?

Depois, não se esqueça de enviar suas descobertas para nós! Use o espaço dos comentários ou o endereço eletrônico da redação: chc@cienciahoje.org.br.

Matéria publicada em 26.02.2015

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!