Leituras indígenas

Índio pode morar na aldeia, pescar, caçar, viver livremente na floresta e… Inspirar histórias que viram belos livros! O dia 19 de abril é dedicado a eles, por isso é bom lembrar que os indígenas atualmente realizam inúmeras funções na sociedade, como a de escritores.

O livro Formigueiro de Myrakãwéra foi escrito por um índio e traz um conto fantástico, sobre um lugar muito assustador onde vivem temidas formigas gigantes. Dois curumins – como são chamadas as crianças indígenas – foram parar lá e aprontaram muita confusão!

Outro título, Histórias do Xingu, não foi escrito por índios, mas por autores que deixaram a vida na cidade para viver na aldeia. Quando voltaram, eles trouxeram a cultura indígena na bagagem e reuniram vários contos na obra. Em um deles, um menino discute com um jacaré. É isso mesmo, ele fala com o bicho bocarrão, que até dá umas broncas no garoto por ter poluído o rio. Histórias de índio!

Formigueiro_capa.inddFormigueiro de Myrakãwéra
De Yaguarê Yamã
Ilustrações de Uziel Guaynê Oliveira
Editora Biruta

Histórias de índioHistórias do Xingu
De Cláudio e Orlando Villas Bôas
Ilustrações de Rosinha
Companhia das Letrinhas

Matéria publicada em 18.04.2014

COMENTÁRIOS

Diná

Sou uma dinossaura antenada, criativa e apaixonada por música, livros e cinema. Tem gente espalhando por aí que sou apaixonada também pelo Rex, mas alto lá! Ele é o meu melhor amigo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!