Um dia para celebrar a cultura

A cultura indígena está presente em nosso dia a dia: comemos mandioca, amendoim, mingau, bebemos guaraná, brincamos de “cama de gato”… Ainda assim, vale separar um dia especial para celebrar o Dia do Índio: hoje, 19 de abril!

(Foto: Wikimedia Commons)

Este é um dia dedicado a difundir, e, assim, manter viva a cultura dos povos indígenas brasileiros. Eles são muitos e têm muitas tradições, que incluem músicas, danças, culinária, brincadeiras, línguas, histórias e crenças.

A data foi escolhida porque, em 19 de abril de 1940, representantes de diversos países do continente americano se reuniram no I Congresso Indigenista Intramericano, evento organizado para discutir questões que envolviam grupos indígenas.

Nesse encontro, ficou decidido que 19 de abril seria um dia dedicado ao estudo dos problemas dos índios em toda a América. O Dia do Índio, porém, só começou a ser comemorado no Brasil três anos mais tarde, em 1943.

E você, o que vai fazer para comemorar o Dia do Índio?

A CHC dá algumas dicas: você pode ver uma exposição sobre os karajás no Rio de Janeiro, ler sobre os mitos e lendas dos povos indígenas, visitar um observatório solar no Mato Grosso do Sul, aprender sobre as línguas indígenas, preparar um mingau de banana madura, dançar ao som da música das aldeias… Opção é que não falta!

Matéria publicada em 19.04.2012

COMENTÁRIOS

  • Camila Valente Oliveira

    Ir na exposição sobre os karajás aprender mais sobre as cunturas indígenas

    Publicado em 21 de abril de 2021 Responder

Envie um comentário

Fernanda Turino

Sempre fui muito curiosa, adorava brincadeiras ao ar livre e acampar (fui até escoteira!). Cresci lendo a CHC e hoje trabalho aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat