Leitura sintonizada

Joyce Lima Vicente, de 9 anos, adorou nosso texto sobre a origem do computador e começou a pensar sobre tecnologia. Aí, bateu a dúvida: como surgiu o rádio?

Aparelho de rádio da primeira metade do século 20 (Foto: Cláudio de Castro / Wikimedia Commons)

Por sorte, outro dia mesmo estava lendo o guia Ciência em Sintonia, publicado pelo Museu da Vida da Fiocruz. Além de ensinar a montar um programa de rádio sobre ciências, ele conta um pouco da história desse meio de comunicação tão popular no Brasil e no mundo.

Durante a leitura descobri que a história do rádio começou com um trabalho científico importante: em 1863, o físico britânico James Clerk Maxwell previu a existência de ondas eletromagnéticas. Alguns anos depois, em 1887, na Alemanha, Heinrich Hertz fez experimentos que comprovaram a existência dessas ondas e mostraram que elas poderiam ser transmitidas.

Então, em 1894, na Itália, Guglielmo Marconi fez uma transmissão de sinais sem fio. A distância era pequena, mas o feito era significativo! Na mesma época, no Brasil, o padre Landell de Moura também desenvolvia experimentos parecidos.

Já em 1901, pela primeira vez, uma transmissão de rádio atravessou o Atlântico. Uma música? Uma entrevista? Nada disso: a mensagem era apenas uma letrinha, S, em código Morse. O rádio como conhecemos hoje veio apenas em 1907, por obra do norteamericano Alexander Lee de Fores.

Também nos Estados Unidos surgiu a primeira emissora de rádio, em 1920. Dois anos mais tarde, aconteceu a primeira transmissão oficial no Brasil, com um discurso do então presidente Epitácio Pessoa, e em 1923 nasceu a primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro – que atualmente se chama Rádio MEC.

Agora, se vocês me dão licença, vou ali escutar uma musiquinha…

Matéria publicada em 29.01.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!