Histórias indígenas

Hoje, 19 de abril, é o Dia do Índio. Você já aprendeu aqui na CHC Online por que essa data foi escolhida para celebrar a cultura e as tradições indígenas, então que tal comemorar em alto estilo? Separei algumas dicas de livros de escritores indígenas ou que abordam lendas e histórias das tribos. Aposto que você vai gostar!

ceiuci-altaBruxa à solta
Quem disse que não existem bruxas na mitologia indígena? Ceiuci aterroriza os pequenos curumins, que são as crianças da aldeia. Ela é uma mulher muito gulosa, que come tudo que vê pela frente, até gente! Quase que ela come o curumim protagonista dessa história. Ele estava perto do rio com sua mãe quando a bruxa apareceu, mas conseguiu fugir. Fugiu por tanto tempo, que acabou ficando velho. Quer saber como tudo acontece? Leia!
Ceiuci, a velha gulosa. Mito indígena brasileiro recontado por Maria Inez do Espírito Santo. Ilustrações de Taisa Borges. Editora Escrita Fina.

Mistério na aldeiao caso da cobra
Kurumi é um menino índio que mora no Amazonas com seu povo, os Maraguás. Na aldeia, os meninos aprendem a caçar e, como ainda são crianças, capturam animais pequenos, como algumas aves. Porém, de uns tempos para cá tem ocorrido um grande mistério: toda caça, crua ou cozida, some da aldeia sem deixar rastro. Será que nosso pequeno índio consegue descobrir o que está acontecendo?
O caso da cobra que foi pega pelos pés. De Wasiry Guará. Coordenação de Yaguarê Yamã. Ilustrações de Ana Luiza Mello. Editora Imperial Novo Milênio.

capa_alta cópiaMeninos, eu vi!
“Meu canto de morte/ guerreiros, ouvi:/ sou filhos das selvas/ nas selvas cresci/ guerreiros, descendo da tribo tupi.” Assim I-Juca Pirama começa a contar sua história para os valentes guerreiros Timbiras, famosos por devorarem seus adversários. Este é um conto clássico do poeta Gonçalves Dias, escrito em 1851. Agora, a obra pode ser lida em quadrinhos, com belas ilustrações que revelam uma grande aventura em versos.
I-Juca Pirama em quadrinhos. De Gonçalves Dias. Ilustrações de Silvino. Editora Peirópolis.

Amor de índio2606_primeira_estrela
O sentimento de amor é muito parecido em qualquer etnia. Prova disso são as belas
histórias românticas contadas pelos povos indígenas. Muita alegria, euforia, ciúmes e brigas, comuns entre os que se amam, estão presentes nos contos desse livro, como Candiê-Cuei. Nesta história, uma estrela que piscava solitária no céu desceu à terra e se transformou em uma mulher só para ficar ao lado do amado.
A primeira estrela que vejo é a estrela do meu desejo e outras histórias de amor. De Daniel Munduruku. Ilustrações de Maurício Negro. Editora Global.

Depois de colocar a leitura em dia, lembre-se: o mais importante é saber que as várias etnias indígenas compõem boa parte do povo brasileiro. Professores, médicos, pesquisadores e muitos outros profissionais são índios ou descendentes de quem nasceu nas aldeias formadas em várias regiões do Brasil!

Matéria publicada em 19.04.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Diná

Sou uma dinossaura antenada, criativa e apaixonada por música, livros e cinema. Tem gente espalhando por aí que sou apaixonada também pelo Rex, mas alto lá! Ele é o meu melhor amigo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!