É dia da água!

Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: isso é tudo o que forma uma molécula de água – um dos compostos químicos mais simples e mais importantes para a nossa vida. Ela serve para beber, cozinhar, tomar banho, limpar a casa, produzir energia e uma infinidade de outras coisas. De tão importante, ganhou até um destaque no calendário: dia 22 de março é Dia Mundial da Água!

Para comemorar, você pode reler a CHC 50, que fala especialmente sobre este tema, descobrir curiosidades sobre a molécula da água e até fazer um experimento superlegal. Separamos também três dicas de livros imperdíveis:

O banho de ninaO banho de Nina
(De Ana Cristina Melo, com ilustrações de Cris Alhadeff. Editora Escrita Fina)
Ao saber que a água do mundo poderia acabar, Nina ficou preocupada e começou a matutar soluções pra esse problema. Suspender a escovação de dentes? Pedir para o papai não lavar o carro? Deixar de usar a descarga? Conheça as ideias dessa menina disposta a impedir uma seca generalizada.

capa_tomar_banhoTomar banho é uma encrenca!
(De Manuela Monari, com ilustrações de Benjamim Chaud. Editora Caramelo)
Se você é daqueles que não gostam muito de tomar banho, precisa conhecer Mateus, um menino que adora inventar maneiras de fugir de uma chuveirada. Adorava, quer dizer. Um belo dia ele entrou no banho e descobriu coisas tão incríveis que mudou de ideia!

"Encontros d'água sete contos d'água"Encontros d’água – sete contos d’água
(De Ninfa Parreiras, com ilustrações de Fabiana Salomão. Editora Scipione)
Quem nunca provou a água do mar? Um menino de Minas Gerais está prestes a ter seu primeiro encontro com o oceano. Fica imaginando como seria incrível experimentar daquela água, geladinha, cheia de sal, areia e até conchinhas. E cisma de levar um pouquinho do mar para sua cidade… Essa é só uma das histórias que você vai conhecer neste livro. Aposto que vai gostar!

Matéria publicada em 22.03.2013

COMENTÁRIOS

  • NÃO FAÇO PARTE DISSO!

    Gosto de de dar explicações detalhadas, como essa abaixo.
    Toda matéria existente no universo é feita de átomos. Alguns podem se ligar a outros e formar moléculas. Por exemplo, cada molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um oxigênio. A fórmula molecular da água – H2O – representa os átomos que compõem a molécula. Outros átomos podem se ligar e formar compostos iônicos. É o caso do cloro e do sódio, que formam o cloreto de sódio (o sal comum). A força que mantém os átomos unidos é chamada de ligação química.

    Água, gás carbônico, oxigênio e sais minerais, como o cloreto de sódio, são compostos relativamente simples e fazem parte do grupo das substâncias inorgânicas. Elas são chamadas também de substâncias minerais, pois são encontradas em rochas, no solo, no ar e na água.

    Nos seres vivos, álem de substâncias inorgânicas, há muitas substâncias orgânicas (açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas, etc.), formadas por átomos de carbono ligados entre si, que podem constituir longas cadeias. Unidos a essas cadeias estão átomos de hidrogênio, de oxigênio e de nitrogênio, entre outros. Em geral, as substâncias orgânicas são maiores e mais complexas que as inorgânicas.

    A expressão “substância orgânica” vem de uma época em que se pensava que elas só poderiam ser produzidas no interior dos organismos. Hoje inúmeras substâncias orgânicas são fabricadas em laboratório.

    Publicado em 31 de agosto de 2020 Responder

Diná

Sou uma dinossaura antenada, criativa e apaixonada por música, livros e cinema. Tem gente espalhando por aí que sou apaixonada também pelo Rex, mas alto lá! Ele é o meu melhor amigo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!