De onde vêm os bebês… plesiossauros?

Eu, a Diná e todos os dinossauros que conhecemos nascemos de um ovo. Aliás, é assim que os répteis, de uma maneira geral, colocam seus filhotes no mundo. Mas uma descoberta recente trouxe uma surpresa: alguns répteis marinhos pré-históricos, ou melhor, algumas fêmeas de plesiossauro, ficavam grávidas!

Pesquisadores do Museu de História Natural de Los Angeles, nos Estados Unidos, encontraram um fóssil – que viveu nos mares há 80 milhões de anos – com um filhote na barriga. Isso indica que a fêmea dessa espécie podia ficar grávida e dar luz a um filhote já grande e formado, como ocorre nos mamíferos.

Com quase 5 metros e quatro nadadeiras, os cientistas acreditam que, por terem apenas um filhote por vez, os plesiossauros deveriam ser os pais mais cuidadosos e carinhosos da Era Mesozoica!

Cientistas descobriram o fóssil de um plesiossauro com filhote na barriga (Imagem: Museu de História Natural de Los Angeles)