De onde vêm os bebês… plesiossauros?

Eu, a Diná e todos os dinossauros que conhecemos nascemos de um ovo. Aliás, é assim que os répteis, de uma maneira geral, colocam seus filhotes no mundo. Mas uma descoberta recente trouxe uma surpresa: alguns répteis marinhos pré-históricos, ou melhor, algumas fêmeas de plesiossauro, ficavam grávidas!

Pesquisadores do Museu de História Natural de Los Angeles, nos Estados Unidos, encontraram um fóssil – que viveu nos mares há 80 milhões de anos – com um filhote na barriga. Isso indica que a fêmea dessa espécie podia ficar grávida e dar luz a um filhote já grande e formado, como ocorre nos mamíferos.

Com quase 5 metros e quatro nadadeiras, os cientistas acreditam que, por terem apenas um filhote por vez, os plesiossauros deveriam ser os pais mais cuidadosos e carinhosos da Era Mesozoica!

Cientistas descobriram o fóssil de um plesiossauro com filhote na barriga (Imagem: Museu de História Natural de Los Angeles)

Matéria publicada em 30.08.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!