Senhor dos mares

Em um tempo já bem distante, um animal enorme e de pescoço comprido habitou os mares gelados da Antártica. A descrição pode lembrar o monstro do Lago Ness, mas não nos referimos a essa lenda! A história a seguir é verdadeira: Pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram fósseis de um réptil marinho que viveu no pólo sul há 85 milhões de anos! É o mais antigo plesiossauro – como é conhecida essa espécie – de que se tem notícia na Antártica.

(foto: Orlando Grillo)

Os plesiossauros tinham patas que serviam como nadadeiras e o pescoço muito comprido. Eles se alimentavam de peixes e mediam de 2 a até 14 metros de comprimento! É importante lembrar que eles  são bem diferentes de outros animais do seu grupo já encontrados no local. Mesmo assim, ainda é cedo  para dizer que os pesquisadores brasileiros encontraram  uma nova espécie. “Para propor uma espécie seria interessante ter um material mais completo, incluindo partes do crânio, que certamente serão encontradas na região”, explicou Alexander Kellner, coordenador do projeto.

O que podemos dizer, com certeza, é que depois de 37 dias na Antártica essa turma de cientistas fez um trabalho bem legal, não é mesmo?  Você não precisa ir tão longe para conhecer um plesiossauro de perto. Uma boa sugestão é a exposição Fósseis do continente gelado, em exibição no Museu Nacional da UFRJ, no Rio de Janeiro. Lá, você vai encontrar réplicas não só dele, mas de vários outros fascinantes animais da pré-história.

Museu Nacional / UFRJ

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Horário de visitação: 10h às 16h

(21) 2562-6900

www.museunacional.ufrj.br

Matéria publicada em 29.06.2011

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    t;riste, não há mais essa exposição!

    Publicado em 8 de junho de 2019 Responder

Envie um comentário

Nicolly Vimercate

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat