A vez do papai

Recebi com curiosidade a pergunta da leitora Tainara Ferreira Honorato: existe algum animal macho que bota ovo? Engraçado! Será que ela tem um passarinho e se surpreendeu com um ovo na gaiola? Se for o caso… Esse passarinho só pode ser passarinha!

Será que são futuros passarinhos? (Foto: Ori/Wikimedia Commons)

Será que são futuros passarinhos? (Foto: Ori/Wikimedia Commons)

Conversei com o biólogo Luís Fábio Silveira, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, e ele me garantiu que nenhuma ave macho pode colocar ovos. “O sistema reprodutor é dividido entre as fêmeas e os machos e funciona em conjunto, dividindo as funções”, disse.

Para poder colocar os ovos, o animal precisa ter um ovário – órgão onde os ovos são formados inicialmente –, e só as fêmeas possuem esse órgão. Logo, só elas podem botar ovos.

Por outro lado, os machos também são importantes. Eles produzem os espermatozoides que fecundam os ovos e fazem com que eles passem a gerar um filhote. Além disso, em várias espécies é o pai quem assume os cuidados da prole!

Matéria publicada em 15.11.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!