Paizões da natureza

Quando vemos um filhote na natureza, geralmente ele está acompanhado somente da mãe, a responsável pela criação dos filhotes. Os machos quase nunca estão por perto. Mas, em algumas espécies, os papais têm papel fundamental na criação dos pequenos e merecem o título de super pai!

É entre os mamíferos que encontramos os papais mais dedicados, como é o caso, por exemplo, dos saguis, que dividem as tarefas com as mamães. “A fêmea alimenta os filhotes enquanto cabe ao macho carregá-los, transportando-os pelas árvores”, conta a pesquisadora da Universidade Federal do Pará Angélica Rodrigues. “As fêmeas de sagui normalmente têm dois filhotes a cada gestação. O macho sempre carrega um dos pequenos, enquanto a fêmea carrega o outro. Os bebês só trocam de colo na hora de mamar”.

Os cavalos marinhos também se destacam como pais fundamentais na criação dos filhotes. São eles que ficam “grávidos”: “Há uma bolsa no macho similar ao útero de uma fêmea de mamífero. Ela contém um fluido que fornece nutrientes e oxigênio aos ovos”, explica Angélica.

Mas os exemplos de paizões não param por aí. Os pinguins são pais dedicados – machos e fêmeas dividem a responsabilidade de manter o ovo sempre quentinho enquanto um dos dois vai buscar alimento. Os machos dos sapos de dedos azuis também são os responsáveis pelos ovos: eles devem vigiá-los para que os predadores não os ataquem. Outra tarefa que assumem é manter o ninho sempre limpo e hidratado. Para isso, fazem – eca! – xixi nos ovos. Pode parecer nojento, mas é para que os filhotinhos nasçam saudáveis e protegidos.

Agora diz aí: esses paizões merecem ou não um feliz dia dos pais?

Matéria publicada em 12.08.2011

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Esses merecem,sim!

    Publicado em 24 de março de 2019 Responder

Envie um comentário

Fernanda Turino

Sempre fui muito curiosa, adorava brincadeiras ao ar livre e acampar (fui até escoteira!). Cresci lendo a CHC e hoje trabalho aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat