A vida secreta das formigas

Quase sempre, quando observamos formigas, elas estão andando em fila, uma atrás da outra, em uma organização de dar inveja. E quando elas entram no formigueiro, como fica? Se você também já teve essa curiosidade, saiba que não é o único. Cientistas da Universidade de Lausanne, na Suíça, decidiram investigar exatamente isso! Com a ajuda de microchips instalados nos insetos, eles descobriram que, no interior do formigueiro, as formigas deixam de lado as filas e se organizam em grupos de acordo com a idade.

Para entender como as formigas se comportam, cientistas prenderam chips com códigos em cada uma delas para ajudar a definir seus movimentos dentro do formigueiro (Foto: Alessandro Crespi)

Para entender como as formigas se comportam, cientistas prenderam chips com códigos em cada uma delas para ajudar a definir seus movimentos dentro do formigueiro (Foto: Alessandro Crespi)

O estudo foi realizado com exemplares da espécie Camponotus fellah e identificou três grupos. As formigas mais jovens são as responsáveis por cuidar da rainha e dos filhotes – por isso ficam mais tempo no interior do formigueiro. Mais maduras, passam para o papel de limpadoras e, quando mais velhas, adotam a função de sair em busca de alimento.

Agora, não vá pensando que as formigas têm alguém para dar ordens e controlar todo o trabalho. “Elas se organizam sem um controle hierárquico”, conta a bióloga Danielle Mersch, que participou do estudo. “Nem a rainha nem qualquer outra formiga fala para as outras o que é preciso fazer”.

Os cientistas observaram também que, dependendo de sua função, as formigas ocupavam um espaço diferente no formigueiro. As formigas que cuidam da rainha ficam mais no interior do ninho, enquanto as que saem em busca de alimentos se localizam próximo à saída ou nas bordas do formigueiro. Já as limpadoras circulam em volta do lixo e outras áreas.

Essa localização influencia a interação entre os insetos. “Imagine que você é uma formiga: algumas vezes você vai interagir com formigas de outros grupos, mas, justamente por que você fica em um determinado canto do formigueiro, você vai interagir mais e trocar mais informações com as formigas que estão no mesmo lugar que você”, explica Danielle.

E aí, isso esclareceu sua curiosidade?