O que você faz no mar? Nada, surfa, mergulha? Pois saiba que vários cientistas têm olhado para a imensidão azul com outros interesses: eles apostam que é possível gerar energia com a ajuda dos oceanos! Existem várias formas possíveis de fazer isso: fique de olho porque hoje a CHC vai apresentar algumas.

O vai e vem das ondas pode ser usado para gerar eletricidade. (foto: Wikimedia Commons / Brocken Inaglory / CC BY-SA 3.0)
Correntes marítimas
Você já ouviu falar de energia eólica? É a energia gerada com a ajuda dos ventos, captada a partir de pás giratórias – como um grande catavento – que acionam um gerador. Esse aparato transforma a energia mecânica do movimento em energia elétrica, que em seguida é transmitida para as cidades, escolas, casas…
Do mesmo modo, há grupos de pesquisa estudando como instalar no oceano turbinas ou pás giratórias que seriam movimentadas pela força das correntes marítimas. “Elas poderiam, assim, gerar um bocado de energia elétrica”, conta o engenheiro Segen Estefen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Vários países, como Inglaterra, Escócia, Irlanda, Austrália e Canadá, estão investindo nesse tipo de tecnologia, mas os inventos ainda estão sendo testados.
No ritmo das ondas
Outra forma de aproveitar a energia oceânica é captar o movimento das ondas – tanto as que agitam a água perto da praia quanto as que movimentam o mar aberto. A ideia, então, é posicionar um conjunto de boias que, enquanto flutuam, são movimentadas constantemente pelo vaivém das ondas, e ligadas a um a algum tipo de gerador. Assim, o movimento das boias é transformado em eletricidade.
Poucos sabem, mas existe uma iniciativa no Rio de Janeiro em andamento para a instalação de um conversor de ondas em eletricidade, que Segen e sua equipe projetam para ficar próximo da Ilha Rasa, em frente a Copacabana. Na Austrália também estão sendo testados sistemas parecidos.
Olha a maré!
Outra possibilidade é aproveitar a energia das marés, conhecida pelos especialistas como força maremotriz. Os engenheiros conseguem construir grandes reservatórios que podem ser enchidos pela água do mar durante as fases de maré alta. E, uma vez cheios, esses reservatórios funcionam exatamente como uma usina hidrelétrica. A única diferença é que eles não são abastecidos pelo represamento de um rio, mas sim pelo ciclo natural das marés.
Já existe uma usina assim na França, chamada de La Rance. Ela funciona desde a década de 1960! Projeto semelhante também existe na Coreia do Sul.
Futuro
Alguns cientistas dizem que os oceanos, se bem aproveitados, podem fornecer energia para todo o planeta, e sem emitir nenhum tipo de poluição atmosférica. Especialistas acreditam que, até 2020, o mundo deverá ter 39 projetos de geração elétrica baseados na força dos oceanos. “O potencial do Brasil é notável”, destaca Segen. “Por aqui, nossos mares poderiam gerar, em eletricidade, o equivalente a duas usinas de Itaipu!”
Anna Elise
Assim seremos o país com mais energia?
Publicado em 14 de julho de 2018
Beatriz
Adorei o conteúdo
Publicado em 12 de agosto de 2021
Maria Eduarda Alves
O conteúdo é bem interessante, adorei!
Publicado em 23 de agosto de 2021
Bruna
Amei o conteúdo
Publicado em 23 de agosto de 2021
Yasmim muquem 604
Achei o conteúdo bem legal.
Publicado em 23 de agosto de 2021
Gabriel calicchio isenseeandrade
Eu gostei
Publicado em 23 de agosto de 2021
Daniel Amorim Stockler
Muito bom o conteúdo retratado no texto.
Publicado em 23 de agosto de 2021
GABRIELA RIBEIRO
MUITO LEGAL.
Publicado em 23 de agosto de 2021
Beatriz Caldeira de Oliveira 603
Boa noite!
Após ler o texto do CHC da força dos oceanos vi a real necessidade do aproveitamento dos recursos naturais dos oceanos mas infelizmente mesmo tendo nosso país grande parte banhada pelo oceano atlântico não aproveitamos eles, tendo até o projeto das usinas de ondas do Pecém abandonada.
Beatriz Caldeira de Oliveira 603.
Publicado em 23 de agosto de 2021
João Marcelo 601
Eu achei muito legal esse conteúdo, muito legal.
Publicado em 24 de agosto de 2021
Juan Luiz
Muito legal gostei muito
Publicado em 24 de agosto de 2021
Ana Paula Paes
Amei!
Publicado em 24 de agosto de 2021
Sofia Pimenta da Silva
Que interessante
Publicado em 27 de agosto de 2021
Esther Medeiros 602
Achei muito legal o texto!!
Publicado em 24 de agosto de 2021
Angelo Miguel
Gostei bastante.
Publicado em 24 de agosto de 2021
João Miguel Alves dos Santos 604
Legal e interessante o texto!
Publicado em 25 de agosto de 2021
Manuella Mattos 601
Nossa que interessante! Agora sei o real motivo. Conforme tem queda d´agua a energia se torna mais forte, energia elétrica baseada na força dos oceanos, e a energia eólica é gerada com a ajuda dos ventos!
Publicado em 28 de agosto de 2021
Gabriel Ferreira 601
muito legal e bem útil o texto
Publicado em 28 de agosto de 2021
Luiz Arthur 603
legal e muito interessante
Publicado em 30 de agosto de 2021
Maria Alice mm
Eu gostei bastante ?!
Publicado em 30 de agosto de 2021
Anna Julya Rodrigues 601
o conteúdo e interessante
Publicado em 3 de setembro de 2021
Sophia 602
Legal
Publicado em 8 de setembro de 2021
Pedro Henrique da Cunha Leal Martins
Não sabia de muitas coisas
Publicado em 18 de setembro de 2021
Júlio Alves
Não sabia de muita coisa desse tipo não tia até porque o ser humano disse que só exploramos 5% do oceano
Publicado em 29 de outubro de 2021
Othavio
Já… estamos em 2022… Será que já existem esses 39 projetos???? Era espectativa de 2020…. E aí? ?
Publicado em 18 de abril de 2022