A chegada do outono

Quem mora em São Paulo ou na região Sul do país começa a perceber algumas mudanças: a temperatura está se tornando mais amena e tem anoitecido mais cedo. É que no dia 20 de março chegou o outono, a estação de transição do verão para o inverno.

A imagem que marca o outono são as folhas caindo das árvores. Mas por que isso acontece? Bem, vamos lembrar que a energia de que a planta necessita para se manter viva vem da luz solar. Com os dias mais curtos do outono e a conseqüente redução da luz disponível, as árvores precisam economizar energia e fazem isso retirando nutrientes das folhas e concentrando no caule.

Sem nutrientes, as folhas ressecam e caem. Mas a árvore permanece viva porque, apesar da menor intensidade de luz, ela consegue produzir energia suficiente para sustentar seu corpo sem as folhas.

Logo, é durante o outono, quando elimina todas ou parte de suas folhas, que as árvores se preparam para atravessar o inverno. Quando a primavera chegar e a temperatura voltar a subir, a energia armazenada no caule será usada para gerar novas folhas, flores e frutos!

Matéria publicada em 22.01.2000

COMENTÁRIOS

Bruno-Magalhaes

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?