Verão extraterrestre

Férias de verão, que beleza! Sol brilhando e temperatura nas alturas. As marcas registradas dessa estação do ano são o calor e as variações climáticas, como tempestades, ventos fortes e umidade. Mas isso é verdade aqui na Terra, porque em outros planetas… Será que há verão e demais estações em outro pontos do Sistema Solar?

A resposta é sim! Para você ter uma idéia, as pesquisas sobre as estações do ano em outros planetas começaram no Brasil na década de 1960. Hoje, os cientistas já sabem quando é inverno ou verão em outros astros do Sistema Solar observando a sua posição em relação ao Sol. “Assim como acontece com a Terra, os outros planetas do Sistema Solar apresentam dois hemisférios: o norte e o sul. O verão tem início quando a luz do Sol irradia mais sobre um dos hemisférios do planeta”, conta o astrônomo Helio Jaques Rocha Pinto, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Se o Sol incide mais sobre o hemisfério sul do que sobre o norte, por exemplo, é verão no hemisfério sul.” (para saber mais, leia A origem das estações do ano).

As estações do ano, porém, não têm a mesma duração em todos os planetas do Sistema Solar. Enquanto, na Terra, o verão dura cerca de 90 dias, essa estação passa dos 20 anos em Urano. Tudo porque esse é o tempo que um dos hemisférios desse astro fica voltado para o Sol. Já em Marte o verão pode se estender por mais de 150 dias.

É verão, e daí?

No início do verão no hemisfério sul marciano, acontecem grandes tempestades de areia (foto: Nasa/JPL).

Apenas na Terra e em Marte o verão chega a causar mudanças climáticas notadas pelos cientistas. No início do verão no hemisfério sul marciano, por exemplo, acontecem grandes tempestades de areia, que podem cobrir toda a superfície do planeta. O verão por lá também costuma provocar a evaporação de grande parte da calota polar – a região coberta por gelo – do hemisfério mais voltado para o Sol.

Já em Urano, Saturno e Netuno, o verão não gera grandes mudanças climáticas. Tudo porque esses são astros que estão muito distantes do Sol e, por isso, a energia solar não interfere tanto no seu clima. Com Mercúrio, a situação é semelhante, embora ele esteja bem próximo do Sol. Lá, a única diferença que salta aos olhos é a variação brusca de temperatura de uma estação para a outra. Como Mercúrio não tem atmosfera – uma camada de gases ao seu redor, capaz de reter o calor do Sol, como ocorre na Terra –, a temperatura varia bruscamente do verão para o inverno. Durante os dias de verão, há um calor escaldante: cerca de 400 graus centígrados. Já nas noites de inverno, a temperatura pode chegar a 200 graus abaixo de zero – um frio de rachar!

Tempestades de areia em Marte? Temperatura de 400 graus em Mercúrio? Não sei, não, mas o verão da Terra parece bem melhor do que o dos outros planetas… Ao menos para nós, terráqueos, é claro! Então, aproveite-o.

A origem das estações do ano

Quando a Terra gira em torno do Sol, o planeta fica ligeiramente inclinado em relação a ele, o que também acontece com outros mundos (veja o desenho). Por causa dessa inclinação, a luz e o calor do Sol não chegam com a mesma intensidade em todos os pontos do planeta. Dependendo da época, o hemisfério Sul pode receber mais calor do que o hemisfério Norte, por exemplo. Neste caso, é verão no Sul e inverno no Norte. “Quando ambos os hemisférios do planeta recebem calor por igual ao longo de todo o ano, não há estações. É o caso de Vênus e Júpiter”, conta o astrônomo Helio Jaques Rocha Pinto.

Matéria publicada em 19.01.2009

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Esse texto vai me ajudar muito nos estudos!

    Publicado em 14 de abril de 2019 Responder

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat