Um sorvete diferente

Aposto como você gosta de tomar leite com chocolate no café da manhã. E que adora comer pão com uma boa fatia de queijo. Sorvete, então, nem se fala! Mas sabia que uma em cada vinte crianças não pode comer essas gostosuras? Elas são alérgicas ao leite de vaca e devem consumir apenas produtos feitos com o leite de outros animais.

Esse é o sorvete feito com leite de cabra. Não parece gostoso?

No mercado até existem alimentos assim, mas até o momento, só é possível encontrar sorvetes feitos com leite de vaca. Porém, isso está mudando, pois um grupo de pesquisadores brasileiros descobriu que o leite de cabra é ótimo para fazer sorvete. Além de ser muito gostoso, ele não provoca alergia, é mais nutritivo e ainda demora mais para derreter!

A pesquisa foi comandada pela engenheira de alimentos Alessandra Lopes de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga. Ela disse à CHC On-line que o produto foi testado e aprovado pelos seus principais consumidores. “Demos amostras do sorvete para 45 crianças provarem e elas disseram ter gostado muitíssimo. Não viram diferença entre ele e o sorvete comum”, conta.

Essa aprovação foi muito importante, pois algumas pessoas dizem que leite de cabra tem gosto ruim. Estudiosos do assunto acreditam que isso só acontece quando as cabras são criadas junto com os bodes… Mas a aceitação desse sorvete foi boa porque o leite foi tirado em condições bem limpinhas, sem bodes por perto!

Os cientistas produziram apenas sorvete de chocolate, mas garantem que é possível fazer de outros sabores. Por enquanto, ele está à venda apenas dentro da USP de Pirassununga… Mas calma! A previsão é que a novidade não demore muito a entrar no mercado, já que a receita é praticamente a mesma usada no sorvete comum – só muda mesmo a origem do leite.

Alergia
Quem combate os invasores estranhos que entram no nosso corpo são as nossas células de defesa, que liberam pequeninas substâncias em forma de Y chamadas de anticorpos. Quando os invasores são bactérias e vírus perigosos, essa reação é necessária e desejável. Porém, algumas pessoas (não se sabe muito bem por quê) reconhecem como estranhas coisas que são comuns para a maioria. Isso é chamado de alergia e pode causar vários efeitos, como falta de ar, manchas vermelhas na pele, coceira, espirro, vômitos etc.

 

Os cabritinhos adoram tomar o leite da mamãe cabra! Imagine se eles provassem o sorvete feito desse leite, com sabor chocolate!

No caso da alergia ao leite de vaca, as células de defesa acham que alguma proteína dele é uma grande vilã e manda esse recado para o corpo, liberando um monte de anticorpos! Isso acontece mais contra pólen, pêlos, mofo e poeira. Entre os alimentos, o leite de vaca é o que mais provoca esse tipo de reação nas crianças.

Outra boa notícia é que a maioria das crianças alérgicas a esse leite fica curada ao crescer. Já as que são alérgicas a outros alimentos – como ovos, chocolate, amendoim, nozes e frutos do mar – não costumam ter a mesma sorte…

Intolerância ao leite
Mas, se você tem intolerância ao açúcar do leite (lactose), não importa de que bicho ele venha, tome cuidado! Isso não tem nada a ver com alergia. Significa que você não consegue digerir esse açúcar, que fica acumulado no seu intestino, o que causa dor de barriga, diarréia e gases.

A opção, nesse caso, é esperar lançarem no mercado outro tipo de sorvete, o feito com leite de soja (que não tem esse açúcar). Algumas pesquisas já estão sendo feitas para produzir essa gostosura. Só resta torcer para que ela seja tão saborosa quanto o sorvete de leite de vaca e cabra!

 

Matéria publicada em 27.07.2010

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Achei esse texto muito legal!

    Publicado em 15 de junho de 2019 Responder

Envie um comentário

Marina-Verjovsky

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat