Desde a criação do mundo

Monã não tem fim nem começo: existe desde sempre. Criou o céu, a terra, os pássaros e os animais. Vivia em harmonia com os homens, porém, quando eles lhe desobedeceram, enfureceu-se e destruiu tudo o que havia com um grande incêndio. Salvou apenas um homem, Irin-Magé, e foi por compaixão a ele que resolveu voltar atrás em sua fúria e acabar com o fogo. Derramou sobre a terra uma grande chuva, que se acumulou formando grandes reservas de água.

Esta é a história contada pelo povo tupinambá sobre o surgimento do mar. Outros mitos, orações e ensinamentos carregados de poesia estão presentes no livro A criação do mundo e outras belas histórias indígenas. Além das tribos brasileiras, há também histórias de índios dos Estados Unidos, Canadá e Argentina. Uma boa leitura para quem quer conhecer mais sobre a cultura desses povos!

Capa do livro A criação do mundo e outras belas histórias indígenas

A criação do mundo e outras belas histórias indígenas
De Emerson Guarani e Benedito Prezia
Ilustrações de Gilberto Tomé
Editora Formato

Matéria publicada em 28.03.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!