Papo de peixe

Peixe-palhaço

Peixe-palhaço (Loren Javier / Flickr)

Você já deve ter visto o peixe da foto em algum aquário por aí, mas aposto que nunca percebeu que eles são um bocado tagarelas. Segundo uma pesquisa feita na Universidade de Lieja, na Bélgica, os peixes-palhaço emitem sons para lembrar aos companheiros o lugar que cada peixe ocupa no grupo.

Em entrevista à CHC Online, o biólogo Orphal Colleye contou que os peixes-palhaços se organizam em grupos de dois a seis animais, e, para os membros desses grupos, tamanho é documento. “Os grupos são formados por uma fêmea bem grande, um macho um pouco menor e até quatro outros peixes-palhaços que são pequenos e não se reproduzem. Quanto maior o peixe-palhaço, mais importante ele é dentro do grupo”, explica.

Mas o que isso tem a ver com os barulhos que o bicho faz? Para achar a resposta, Orphal gravou sons produzidos por 12 peixes-palhaços em um recife de corais no Japão. Ao comparar o barulho com o tamanho de cada peixe, ele percebeu que os maiores produzem um som do tipo agressivo, mostrando aos peixes menores quem manda no pedaço. “Em resposta, o peixe menor sacode a cabeça e emite um som submisso, mostrando ao maior que ele sabe o seu lugar e não está a fim de briga”, conta o pesquisador.

A CHC já falou sobre animais como o grilo e a cigarra, que emitem sons para conquistar namoradas. No entanto, Orphal revela que o peixe-palhaço não costuma dar cantadas por aí. “Tentei gravar o som do peixe-palhaço durante o acasalamento, mas ele não fez nenhum barulho. Isso provavelmente acontece porque o macho não sai do grupo e acasala apenas com a namorada que já tem ali, não precisando conquistar outras fêmeas”, diz o biólogo.

Confira, abaixo, o bate-papo do peixe-palhaço:

(Imagens cedidas pelo pesquisador)

Matéria publicada em 29.11.2012

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Vocês já tinham descoberto isso antes de ter ido no ar o filme Procurando Nemo?

    Publicado em 8 de julho de 2018 Responder

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat