Onde há fumaça… pode haver um vulcão em erupção!

Erupção do vulcão Rinjani, na Indonésia, em 1994. (foto: Wikimedia Commons)

Do Chile! No último sábado, dia 4, as cinzas expelidas pelo vulcão Puyehue, adormecido há 51 anos, se espalharam pelo céu causando confusão até nos países vizinhos. O Brasil não ficou fora dessa… Na última semana, diversos voos foram adiados ou cancelados por causa da poeira vulcânica, que pode ficar no ar por muito, muito tempo.

Para entender por que um vulcão que estava quietinho há tantos anos, entra em erupção e começa espalhar cinzas para todo lado, a Ciência Hoje das Crianças conversou com Celso Dal Ré, professor de geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Veja o que ele disse:

“O vulcão é formado a partir de placas terrestres que se movem e, por isso, batem umas nas outras. As placas carregam rochas que, por causa de toda essa movimentação, acumulam calor e pressão durante muito tempo. Em algum momento, essa pressão tem que ser liberada. É aí que vem a erupção.”

As conseqüências da erupção de um vulcão não param nas cinzas. Eles também podem causar raios devido à energia liberada pela lava e chuva ácida por causa das substâncias presentes na poeira vulcânica, que ficam na atmosfera.

Você acredita que pode haver algo de bom na explosão de um vulcão? Pois acredite: “Por causa da lava do vulcão, podem se formar novas rochas que darão origem a um solo fértil, muito bom para a plantação”, explica o pesquisador.

Além do Puyehue, no Chile, há outros vulcões que entraram em atividade recentemente, como o Popocatépetl, no México, o Bromo, na Indonésia, e o Grimsvötn, na Islândia. Infelizmente os cientistas não conseguem saber qual e quando será o próximo. “A natureza não segue as nossas regras”, diz o nosso entrevistado.

Matéria publicada em 10.06.2011

COMENTÁRIOS

  • esther

    eu ja vi um vulcao entrar em erupçao no desenho e no procimo sabado eu vou fazer um vulcao entrar em erupçao.

    Publicado em 17 de maio de 2021 Responder

  • Evani

    Gxhdgsgwhshsjjhajjsjdjsnckdjdhsjdbxhjsbdbcbdvdhhxhxjdgwjbjdbshdbajfyysbhdbshxndjehjshdhshdbjsgdggdjsbdhjddhhddjdr kg vou hgdh ddigui fvddjhd gzgdgffsggdhsifbaujfvfggfudwiksv hahahahah oihdjjfgsishwhshhsusu

    Publicado em 4 de junho de 2021 Responder

  • Nicolas Cage

    Poderia adicionar mais coisas.

    Publicado em 30 de março de 2022 Responder

Envie um comentário

Nicolly Vimercate

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat