O pesquisador que adorava os pássaros

Era uma vez um pesquisador apaixonado pelos sons da natureza, especialmente pelo canto de pássaros. De tão fascinado, ele resolveu gravar seus sons prediletos para estudá-los e mostrar a outras pessoas. Essa história podia ter saído de algum livro infantil, mas é real. A aventura do francês Jacques Vielliard começou há 30 anos e hoje ele já tem um arquivo com 15 mil fitas e quatro CDs, onde estão gravados os cantos de 276 espécies de aves! Com tanto material, ele selecionou 68 dos mais bonitos cantos de pássaros do Pantanal para incluir em um CD. O álbum Aves do Pantanal traz espécies bem conhecidas, como o curió e o bem-te-vi, mas também inclui algumas com nomes bem engraçados, como o garrincha-de-bigode, o maracanã-de-colar e o choca-boi.

O bem-te-vi é um dos pássaros cujo canto foi gravado no CD

Para fazer as gravações, é necessário conhecer o comportamento das aves e ter muita paciência. “Vamos para o meio da mata antes de clarear o dia”, conta o professor Vielliard. “Procuramos gravar os sons das aves em seu ambiente, sem capturá-las.” Por isso, muitas vezes o processo é demorado. “Para gravar o canto do sabiá-laranjeira, por exemplo, precisei de três dias para que ele se habituasse à minha presença, até conseguir colocá-lo na mira do microfone”, conta ele.

Para os casos mais difíceis, o professor utilizava um truque: colocava para tocar uma gravação do canto de uma ave da mesma espécie. Ouvindo aquilo, o pássaro em questão cantava como que para responder àquele som. Algumas vezes, isso gerou situações curiosas: “Já houve casos em que o pássaro tentou atacar a equipe, pois aquele som significava uma ameaça”, conta Vielliard.

Se esse esquema já parece complicado, você não imagina como eram feitos os registros dos cantos antes da invenção dos gravadores! O primeiro pesquisador a fazer isso, no início do século passado, transcrevia a melodia em pautas musicais. Deu para entender agora por que o trabalho de registro depende de paixão? Todo esse esforço tem um objetivo muito nobre: estimular as pessoas a saber mais sobre a biodiversidade e respeitar os recursos naturais. “Divulgar a beleza do canto das aves faz parte do meu ideal de ajudar as pessoas a conhecer melhor e preservar a natureza”, explica Vielliard.

Ouça na CHC on-line amostras das gravações do CD Aves do Pantanal. Clique no nome do pássaro e aguarde alguns instantes para ouvir trechos de seu canto (o tamanho do arquivo está indicado em seguida). Quem quiser comprar o CD deve mandar um e-mail ou ligar para a Amazilia Ecoturismo: (11) 5581-9727.

Matéria publicada em 29.08.2000

COMENTÁRIOS

  • Beatriz Braga

    Oi gente da CHC, gostei muito dessa mensagem, espero mais de vocês ,e eu queria que vocês mandassem conteúdos como esse, tchau!👍🙂

    Publicado em 10 de março de 2021 Responder

Envie um comentário

Helena-Aragao

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat