Mais um dino na área

Você deve ter visto aqui na CHC Online uma notícia sobre a descoberta de um dinossauro que, até então, nunca tinha sido encontrado no Brasil. Pois vem aí mais uma novidade direto da pré-história: uma equipe de cientistas encontrou, em terras brasileiras, dentes de um dinossauro que pode pertencer a uma nova espécie.

Noassaurídeo

Cientistas descobriram, no Maranhão, o primeiro fóssil brasileiro de um noassaurídeo (Ilustração: Rodolfo Nogueira)

A descoberta foi feita na Ilha de Cajual, no Maranhão, onde os cientistas acharam nove dentes de um noassaurídeo, tipo de dinossauro que também nunca tinha sido visto por aqui. “Sabemos que pertencem a um noassaurídeo porque se parecem com os dentes do Masiakasaurus knopfleri, noassaurídeo que viveu em Madagascar”, conta o paleontólogo Rafael Lindoso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Assim como o exemplar brasileiro, o noassaurídeo de Madagascar possui pequenas serrilhas na lateral dos dentes que facilitavam a alimentação desses carnívoros. Apesar disso, os cientistas não acham que os fósseis encontrados no Maranhão sejam de um exemplar de Masiakasaurus knopfleri, e sim um ancestral seu. É que o M. knoplferi só apareceu na natureza há 70 milhões de anos, e os novos fósseis brasileiros são mais antigos que isso – datam de 95 milhões de anos atrás.

Dentes de noassaurídeo

Assim como o noassaurídeo de Madagascar, o exemplar brasileiro possuía serrilhas na lateral dos dentes (Foto: Rafael Lindoso)

Por outro lado, ainda não é possível afirmar que os dentes encontrados pertencem a uma nova espécie. É nessa investigação que os cientistas trabalham agora. “Continuamos com as escavações de novos dinossauros no Maranhão para determinar a real diversidade desses incríveis animais no Brasil”, diz Rafael. Estamos aguardando os resultados!

Matéria publicada em 27.08.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.