Mais um dino com penas

Em dezembro de 2016, cientistas chineses e canadenses encontraram uma peça de âmbar, um material fóssil liberado por plantas, que continha um pedaço de cauda de um dinossauro bem preservado, com penas quase intactas. Você deve estar se perguntando agora: desde quando dinossauro tem pena? Sim, é isso mesmo que você leu. Alguns tinham!

O pedaço da cauda do dinossauro, com penas quase intactas, estava preservado em âmbar, um material fossilizado liberado pelas plantas. (foto: Lida Xing et al, doi: 10.1016/j.cub.2016.10.008)

Nas últimas duas décadas, diversos trabalhos científicos mostraram que alguns dinossauros possuíam penas. Essas descobertas foram feitas a partir de marcas contidas em ossos de dinossauro fossilizados.

Um dinossauro com penas já havia sido descoberto no Brasil. (desenho: Pepi)

Há cerca de 65 milhões de anos, os dinossauros foram extintos, mas deixaram descendentes que persistem nos dias atuais: as aves! Esses novos achados são apenas mais uma das evidências para sustentar essa hipótese.

Detalhes das penas

Um aspecto interessante dessa descoberta é que as penas puderam ser observadas com um nível de detalhamento nunca antes obtido. As características sugerem que a espécie estudada apresentava um tipo de penas intermediário entre o que se observa nas aves atuais e nos outros dinossauros com penas. Com base no tamanho da cauda, os pesquisadores também defendem que o material fossilizado pertencia a um dinossauro jovem, com características de plumagem de adulto.

A cor do dinossauro?

Não é possível dizer com certeza a cor que esse dinossauro apresentava em vida, mas a análise das penas indica que suas costas apresentavam coloração mais escura que a área abdominal.

Os pesquisadores acreditam que o novo dinossauro tinha essa aparência em vida. (desenho: Chung-tat Cheung)

A coloração mais clara ou quase branca da plumagem da barriga pode indicar falta de pigmentação ou que o animal se alimentava de algo que desenvolvia em seu corpo essa cor mais clara. Essa estratégia é adotada, por exemplo, pelos flamingos, cujas penas são rosadas devido a sua alimentação rica em algas que carregam grandes quantidades de um pigmento chamado betacaroteno. Imagine como seria legal encontrar um dinossauro cor-de-rosa! A Diná, mascote CHC, ficaria muito feliz com a companhia.

Matéria publicada em 27.01.2017

• ANA JULIA

GOSTEI MUITO DESSA NOTICIA E SURGI ESPECIES NOVAS MUITO LEGAL

Publicado em 11 de junho de 2018 Responder

• Ana Julia

Muito legal é ´muito bom ficar por dentro das coisas que aconteceram a tantos anos e assim ficar cada vez mais esperta.

Publicado em 11 de junho de 2018 Responder

• Professora Claudia

Olá, Editor da CHC,

Adoramos ler a reportagem sobre dinossauros com penas, não sabíamos que as aves poderiam ser parentes dos dinossauros. Sempre que podemos visitamos esse site, queremos mais notícias sobre dinossauros.

Até mais,
    Um grande abraço.

Alunos do 1º anos B e C da EMEIF Prefeita Maria Neli Mussa Tonielo

Publicado em 29 de junho de 2018 Responder

• Nihaj Henrique

Gostei muito da reportagem, adoro saber sobre os dinossauros, gosto muito de filmes e vídeos sobre eles.

• Marcos

Publicado em 3 de agosto de 2020

• YASMIM

EU ADOREI ESSA HIPÓTESE SOBRE UM NOVO DINOSSAURO, POIS EU ADORO SABER MAIS E MAIS SOBRE DINOSSAUROS, QUANTO MAIS APRENDIZADO, MELHOR.

Publicado em 21 de Maio de 2020 Responder

• pedro cremonez antunes

oi meu nome è pedro e eu tenho 8 anos mais sera que outras especies institos tem penas eu queria muito saber se À girafa tem pelo um grande abraço pedro cremonez antunes.

Publicado em 26 de Maio de 2020 Responder

• iago

eu gostei muito dessa analise e também e muito bom descobrir algo novo porque da um sinal que a cinencia esta avançando muito

• paty

[ciencia ] mais eu concordo

Publicado em 11 de julho de 2020 Responder

• Arthur gabriel pinto da silva

• Julia Batista Santos

eu gosto de dinossauro chc eu gosto de aprender sobre dinossauro é muito legal coisas sobre foceis do dinossauro é divertido vocês são muitos legais para ensinar sobre dinossauro thuau chc

• Lara

ADOREI A NOTÍCIA SOBRE OS DINOSSAUROS COM PENAS !GOSTARIA DE MAIS NOTÍCIAS SOBRE DINOSSAUROS ACHEI MUITO INTERESSANTE!!!

• MATHEUS MORANDINI

MELHOR ESCRITURA CIENTIFICA DO MUNDO😀😀😀😀😀😀😀😀😀 MEU NOME É MATHEUS MORANDINI

• Lúcia Helena Cherezio Legnari

Professora Lúcia Helena Cherezio Legnari
    Mogi Guaçu SP
    Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu
    EMEF Professora Alice de Campos Silva.
    Meus alunos do 4° ano C amaram saber mais sobre Dinossauros, ainda mais saber que poderiam ter penas, me mandaram muitos elogios do texto, esse assunto é de muito interesse para eles, parabéns.

• Lucas Eduardo

Prof olha esse site ficou MARAVILHOSO

Publicado em 4 de junho de 2020 Responder

• maria clara madureira de almeida.

oi meu nome é maria clara tenho 8 anos, gostei muito da historia. Foi muito legal saber que exitiu dinossauro com pena, vou comentar com meus amigos.

Publicado em 4 de junho de 2020 Responder

• nicolas ferrari dos s. borges

eu acho muito legal essa coisa de dinossauros e tambem de dragoes essas coisas mas eu tenho uma pergunta. Como que os dinossauros foram estintos e pq? eu acharia mt legal se os dinossauros existissem mas não existem.

• Giovane Eduardo

Gosto muito de dinossauro mas nunca sabia que existia espécie com pena

• Bruno Freitas Santos

Eu gostei. Não sabia q o Dinossauro tinha penas.muito bom lê e ficar por dentro e aprender mais sobre a vida dos dinossauros..

Publicado em 5 de junho de 2020 Responder

• Lorena

Achei legal é interessante nunca pensei q um dinossauro podia ter penas

Publicado em 5 de junho de 2020 Responder

• Carlos Gabriel Alves Araújo

Eu achei bacana terem achado espécie

Publicado em 6 de junho de 2020 Responder

• Nando fofo

Eu acho que foi muito inteligente eu .
    achei a verde. mais uma COISA é outra. Mais eu achei muito legal

Publicado em 7 de junho de 2020 Responder

• Evellyn Caroline Porto Sampaio

Adorei essa hipótese foi muito legal essa descoberta de um dinossauro que nunca ouvir falar agora eu sei né Agora estou mais esperta amei essa atividade

Publicado em 9 de junho de 2020 Responder

• ISAAC FELIPE DIAS DA SILVA

TENHO 7 ANOS E FAÇO ANIVERSARIO EM 4 DE AGOSTO E NASCI EM 2.012.
    ADOREI! GOSTO MUITO DE DINOSSAUROS,
    ,TENHO MAIS DE 100.
    GOSTEI MUITO DA LEITURA, MAS GOSTARIA DE SABER QUAL É O NOME DOS DOIS DINOSSAUROS COM PENAS ENCONTRADOS NA CHINA E NO BRASIL?

Publicado em 10 de junho de 2020 Responder

• Eduardo Guerra Frossi

É muito bom aprender que no passado existiam esses animais tão incríveis e é ainda melhor saber que alguns eram bem diferentes, aprendi que além de pele, alguns eram cobertos de penas.

Publicado em 11 de junho de 2020 Responder

• Sofia Nunes

Olá, Editor da CHC.
    Adorei a leitura, achei muito interessante essa reportagem, não sabia que as aves faziam parte do grupo dos Dinossauros.

Sofia 3° ano do Colégio Lindezir Batista.
    Milhã Ceará.

Publicado em 12 de junho de 2020 Responder

• Renan Fernande da Silva

Oi Sofia Nunes também acho usei o seu comentário para minha aula minha professora te escolheu para apresentar o comentário pra eu e meus colegas thau abraços Renan

• Vitor Pires de Souza Pereira

OLA , Editor da CHC Meu nome é Vitor Pires , adorei a leitura. Não sabia que dinossauros já tiveram penas, muito legal! Espero que descubram mais e mais sobre essa espécie e tragam mais para nós abraços Vitor 4º ano do Colêgio Batista Getsémani

Publicado em 17 de junho de 2020 Responder

• Vitor Pires de Souza Pereira

Olá Editor da CHC,

Meu nome é Vitor Pires , adorei a leitura. Não sabia que dinossauros já tiveram penas, muito legal! Espero que descubram mais e mais sobre essa espécie e tragam mais para nós.
    Abraços.
    Vitor 4º ano do Colégio Batista Getsémani

Publicado em 17 de junho de 2020 Responder

• Anthonny Augusto

Xique Xique, 19 de julho de 2020.

Publicado em 19 de junho de 2020 Responder

• Anthonny Augusto

Xique Xique/Ba, 19 de junho de 2020.
    Oi CHC, eu gostei muito da publicação “mais um Dino com penas” gostaria muito de parabenizá-los pelo lindo trabalho. Eu não sabia que dinossauros tinham penas, achei muito interessante. Muito obrigado, até mais!
    Anthonny Augusto M. O. F. R. Aluno do 5° ano, Escola Cecília Meireles.

Publicado em 19 de junho de 2020 Responder

• Fabricio da Silva Ribeiro

E tem muitas descobetas emcriviu

Publicado em 22 de junho de 2020 Responder

• PEDRO HENRIQUE

eu *sempre* fui apaixonado por dinossauros e agora eu estou sabendo que existiam espécies com penas isso é muito legal são criatura magnificas

Publicado em 23 de junho de 2020 Responder

• Nicole Akemi

Gostei muito de saber dos dinossauros!! descoberta muito interessante, pergunta: o que exatamente, a tromba faz para o elefante?

• Manuella Alves de Lima de silva

Oi eu sou a Manu eu achei muito legal o texto sobre os dinossauros eu não sabia que os dinossauros tinha penas 😗😗😗😗😗😗😗😗😗😗😗😗😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁

• Ana Luiza

Olá,CHC
    Achei muito legal saber que existiam dinossauros com penas, não sabia que aves e dinossauros eram parentes! Queria poder ver um desses pessoalmente, mas como não é possível, aguardo mais noticias sobre eles.

Abraços,
    Ana Luiza

• Maria Fernanda Barroso

Meu irmão é loco por dinossauros ele ficou tão feliz em saber ele até disse que era um ultra-rápido e eu disse que era outro hahaha a cara dele foi muito engraçada

Publicado em 29 de junho de 2020 Responder

• Maria Fernanda Barroso (fefê)

Melhoras pra quem tá com corona e se cuidem
    Beijos

Publicado em 29 de junho de 2020 Responder

• Maria Fernanda Barroso (fefê)

Melhoras pra quem tá com corona e se cuidem
    Beijos
    Fefê

• COCO

LEGAL MAS PODIA MELHORAR NE KK EU FAÇO MELHOR
    ]]]

• Débora Kemily

vai caga

Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

• Gustavo Henrique Teixeira Ramos

eu adorei esta reportagem, foi uma das melhores que eu já li da CHC. Que pena que só encontraram o rabo dele. espero que publiquem mais sobre essas aves pré históricas!

Publicado em 1 de julho de 2020 Responder

• Roberta Negrini

Olá, sou Fernanda e adorei saber mais uma história de descoberta de fósseis de dinossauros. Minha irmãzinha Laura está estudando sobre dinossauros, vou mostrar o texto a ela.
    Assinamos hoje a revista CHC e estou muito feliz 😀.
    😘

Publicado em 1 de julho de 2020 Responder

• mariana nery chaim jorge

oi meu nome é Mariana sou aluna do 3 ano do Colégio Conquista
    amei o coteudo continuem 👍🏿

Publicado em 2 de julho de 2020 Responder

• Arthur gabriel

Publicado em 7 de julho de 2020 Responder

• Arthur gabriel

E muito interessante as estruturas deste animal que foi extinto amais de deis mil anos atrás e ele ter caracterisicas surpriendentes e muito amendrontador

Publicado em 7 de julho de 2020 Responder

• Maria Helena

Amei a noticia sobre os dinos gostei tanto que eu quero um pouco mas de coisas sobre eles.

adoro o CHC
    Tchau! beijo (●’◡’●)(●’◡’●)😘

• Maria Cecilia Agne Tritão

adorei, adorei tantoooooo que quero mais sobre os dino sauros 😘😘😘

• Gustavo medeiros wagner

oi pessoal do CHC,meu nome é gustavo do colegio Elite CEB,adorei não sabia que algum dinossauro poderia ter penas

• Maria Helena

sim antes eu não sabia que tinha penas mas antes de ver essa matéria eu soube dai eu vim ver

• Bianca Julieta

adorei a noticia muito bom essa noticia

• kaique

eu nunca vi um dinossuro com uma cauda de penas isso e muita novidade para mim e pro meu irmâo tambê

• Renato Rabelo

Eu queria ver esse dinossauro vivo na minha frente. Adorei a notícia.

Renato, 3º Ano Colégio Agnes

• Letícia Nascimento Souza

achei muito legal essa matéria sobre dinossauros .

• Isaac Adriel

Gostei muito até qui não foi chato mais o Dino se ele tem asa era para ele voar não achar mais não tem problema parabéns essa história tchau 😃😃😃😘😘😄😄😃😃

• Fernando Neto

Gostei muito dessa matéria

• Mariana Alice

Achei curioso saber que existiam dinossauros com penas. Obrigada pelas notícias CHC. Aguardo mais notícias!

• Murilo Lippo

Gostei muito dessa matéria! Eu não sabia que tinha dinossauros com penas! Murilo 3°ano C Colégio Agnes

• Murilo Lippo

Oi pessoal da CHC. Gostei muito dessa matéria, minha professora Deborah me indicou essa revista, achei interessante o fato que alguns dinossauros tem penas, gostaria que fizessem uma matéria sobre fatos do leão , ele e meu animal favorito! Murilo Lippo 3°C Colégio Agnes Erskine/ Recife-Pernambuco 15/07/2020

• Lucas Lins.

Olà, CHC

Adorei ler a reportagem sobre a peça de ãmbar, onde foi encontrado um pedaço de cauda de dinossauro neste matéria, indicação da minha professora ( Tia Mayara ).
    Se possível, quero uma matéria mais aprofundada sobre a parte da coloração da plumagem da barriga, fiquei curioso em saber, se caso for algo que o dinossauro se alimentava, qual seria esse alimento ?

Atè mais,
    Um grande abraço.

Lucas Lins 09 anos, do 3° ano B do Colégio Agnes Erskine, Recife/PE. 15.07.2020 20h33.

• ANA ISABELE M. JEANMONOD

oi CHC,eu nunca pensei que já existiu,um dinossauro com penas!Gostei muito desse artigo!!

Publicado em 17 de julho de 2020 Responder

• ANA ISABELE M. JEANMONOD

eu nunca pensei que já´existiu um dinossauro com penas!

Achei esse artigo muito interesante!

Publicado em 17 de julho de 2020 Responder

• David Caixeta Urzedo

A quantos anos os dinossauros existiram?

Publicado em 22 de julho de 2020 Responder

• HEEITOR

A QUANTOS ANOS DINOSSAUROS EXISTIRAM?É MUITO INTRESSANTE

• Alunos do 3º ano – Colégio Apogeu

Pouso Alegre, 23 de julho de 2020

Olá, editor da CHC

Gostamos muito da reportagem sobre dinossauros, alguns colegas não sabiam que eles tinham penas. Essa notícia nos deixou surpresos.
    Também amamos saber que a cor dos flamingos está relacionada com a alimentação deles.
    Queremos mais notícias sobre dinossauros.

Abraços,
    Alunos do 3º ano – Colégio Apogeu

• heitor

e verdade

• MARIA EDUARDA . COLEGIO APOGEU

Amei a noticia. Queria mais notícias sobre dinossauros
      Sou fã de dinoussauros

• MIGUEL

PORQUE OS DINOSSAUROS TEM PENAS

• FÁBIO

dinossauros com penas voavam

• Anna Carolina

Não Fábio, alguns dinossauros que possuíam penas, não voavam, mas alguns sim! E, nesse caso, vc está certo!

• MARIA EDUARDA . COLEGIO APOGEU

Amei a noticia. Queria mais notícias sobre dinossauros

• Sofia De Abreu Sombra😇

Olá pessoal, na minha escola estamos estudando sobre essas notícias da Chc e fiquei enteressada na matéria de vocês e é essa notícia é muito interessante gostei demais mas eu queria ver e ler e refletir mas sobre essas notícias, obrigada até mas Chc!😊

• Laurie Dos Santos Nomundme

Olá Sofia, que bom que está querendo ler e aprender com nosso site! bom aqui no nosso site tem muitas outras curiosidades sobre os nossos enormes dinossauros. Bom divirta-se lendo nossas notícias e volte sempre para ler no nosso site!até mas☺☺.

• Angello Gabriel Camilo de Lima

olá CHC
    amei esta matéria, gosto muito de aprender sobre dinossauros.

Angello – 9 anos

• Anna Carolina

Vdd! Muito dinossauros do passado, possuíam penas!!

• Anna Carolina

Vcs poderiam publicar revistas que falam de dinossauros aquáticos e de dinossauros terrestres, não é mesmo?

Jânio Cordeiro Moreira e Perla Raquel Nogueira Vieira

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?