Macacos me mordam!

Pense em um animal peçonhento. Cobra? Aranha? Aposto que foram eles que lhe vieram à cabeça. Pois se prepare para uma surpresa: mamíferos também podem ter mordidas pra lá de perigosas – e não estou falando de um leão nem de um hipopótamo. Um pequeno primata encontrado na ilha de Bornéu, na Indonésia, produz uma toxina capaz de matar até seres humanos.

Os lóris são parentes dos lêmures e têm hábitos noturnos. Na Ásia, muitas pessoas os mantêm em casa como animais de estimação (Foto: David Haring / Duke Lemur Center / CC BY-SA 3.0)

Pesquisadores já descreveram algumas espécies de lóris – primatas pequenos com manchas escuras ao redor dos olhos – em Bornéu e todas elas produzem a toxina. A mais recente é Nycticebus kayan, descrita a partir de um exemplar coletado em 1935 e levado para o Museu Americano de História Natural.

Confira mais fotos da espécie.

O Nycticebus kayan possui pelos mais compridos e macios que os outros lóris. A máscara escura ao redor dos olhos vai até abaixo do queixo – uma característica única desta espécie (Foto: Ch’ien C. Lee /
www.wildborneo.com.my )

 

www.wildborneo.com.my

“Sabemos que eles ainda estão presentes na natureza, mas ainda não conseguimos estimar sua população atual”, conta Rachel Munds, da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. Ela ajudou a descrever a espécie e disse à CHC que o animal mede pouco mais de 25 centímetros e pesa cerca de 400 gramas. Apesar de pequeno, pode causar estrago.

A toxina dos lóris é produzida em glândulas próximas aos cotovelos do animal. Quando lambem essas glândulas, o veneno é misturado à saliva e fica nos dentes – por isso a mordida é tão perigosa. O veneno é uma forma que os lóris têm de se proteger e proteger seus filhotes contra predadores, além de ser usado na captura de presas. “Eles se alimentam de pássaros, pequenos mamíferos, insetos, répteis e anfíbios – mas também de ovos e frutas”, explica Rachel.

Embora os lóris sejam os únicos primatas venenosos conhecidos, outros mamíferos também têm mordidas venenosas, como o musaranho-de-Cuba, o musaranho-do-Haiti e o ornitorrinco. E você pensando que eram só as cobras e aranhas…

Matéria publicada em 19.03.2013

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Agora eu estou surpresa!

    Publicado em 25 de novembro de 2018 Responder

Envie um comentário

Catarina Chagas

Desde criança gosto de ler, inventar histórias e descobrir novidades. Cresci e encontrei um trabalho em que posso fazer tudo isso.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat