Farmácia pré-histórica

Você já ouviu falar que o chá de camomila é um santo remédio para acalmar quem está nervoso? Pois saiba que, segundo um estudo feito em uma caverna no norte da Espanha, as propriedades medicinais dessa planta já eram conhecidas desde a pré-história.

Ao analisar o tártaro preso nos dentes dos neandertais, os cientistas encontraram plantas medicinais que são usadas até hoje (Foto: CSIC Comunicación)

Para provar isso, cientistas analisaram a composição química do tártaro preso nos dentes de neandertais – parentes do homem moderno que viveram na região há 50 mil anos. “Nós encontramos restos de camomila e milefólio, plantas consumidas até hoje”, explica a arqueóloga Karen Hardy, da Universidade Autônoma de Barcelona.

Além da propriedade calmante da camomila, os neandertais possivelmente sabiam que o milefólio era capaz de curar dores na barriga e no estômago. Mas será que eles não comiam as plantas apenas para matar a fome? Karen aposta que não. “Essas plantas não têm valor nutricional e têm gosto muito amargo, provavelmente eram consumidas apenas quando os neandertais ficavam doentes.”

A camomila (à esquerda) é conhecida por suas propriedades calmantes, enquanto o milefólio (à direita) é usado para aliviar dores na barriga e no estômago (Fotos: Michiey e Frank Mayfield / Flickr)

Os pesquisadores também encontraram no tártaro restos de plantas de origem desconhecida e diferentes tipos de bactérias, o que pode ajudar a descobrir como era a saúde bucal dos nossos ancestrais.  Pelo visto, um dente pode guardar mais informações do que a gente imagina!

Matéria publicada em 16.08.2012

COMENTÁRIOS

  • ANNA ELISE

    Que curiosidade legal.

    Publicado em 2 de março de 2019 Responder

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat