Ecologia em quatro rodas

Nas cidades, os carros, as motos e outros veículos são responsáveis pela emissão de metade dos gases que prejudicam o ar (Foto: Paulo Fehlauer / Flickr).

Você já aproveitou as férias para assistir ao filme Carros 2? Se a sua resposta foi sim, você sabe que a missão dos personagens é salvar o mundo de um terrível vilão. Pois saiba que, na vida real, também existem carros que brigam contra um inimigo comum: a destruição do meio ambiente.

Nas cidades, os carros, as motos e outros veículos são responsáveis pela emissão de metade dos gases que prejudicam o ar. Esses gases são responsáveis pelo famoso e temido efeito estufa.

Mas será que dá para mudar essa situação? Felizmente a resposta é… sim! E uma das coisas que se pode fazer é usar os chamados carros ecologicamente corretos. Eles têm como objetivo não prejudicar o planeta e podem funcionar de diferentes maneiras: alguns são elétricos, outros, movidos a álcool, água ou até energia solar. Uma ótima saída para quem precisa andar de carro por aí, mas fica preocupado com a poluição que os veículos podem causar.

“Os combustíveis que os carros ecologicamente corretos utilizam liberam pouco ou nenhum gás carbônico para a atmosfera”, explica Jean Remy, pesquisador Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Reduzindo o consumo de gasolina e outros derivados do petróleo e optando por alternativas a esses combustíveis, já estamos dando uma grande ajuda para diminuir a quantidade de gás carbônico no ar”.

Infelizmente, esses carros ainda estão em fase de pesquisa ou são muito caros. Mas nem tudo está perdido. Enquanto você e seus pais não compram um carro ecológico, você pode fazer como Relâmpago McQueen e Mate, personagens principais de Carros 2: tentar salvar o mundo do seu jeito. Pequenas atitudes, como deixar o carro em casa de vez em quando e andar de trem, ônibus, metrô ou bicicleta, também podem ser muito importantes nessa luta. Faça sua parte!

Matéria publicada em 26.07.2011

COMENTÁRIOS

  • Evellyn da Silva muniz

    Quero uma resposta

    Publicado em 25 de agosto de 2020 Responder

Envie um comentário

Nicolly Vimercate

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat