Deuses com sentimentos humanos

Poseidon era o deus grego dos mares

As histórias contadas por Homero são ambientadas em um mundo fantástico, habitado por deuses, monstros e heróis.

Os gregos cultuavam muitos deuses, um para cada coisa ou força da natureza. Zeus, por exemplo, era o deus dos raios e trovões. Hermes era o protetor dos viajantes, Afrodite era a deusa da beleza e do amor, e assim por diante. Esses deuses eram poderosos, mas não eram perfeitos. Podiam ser bons e piedosos, mas também tinham acessos de raiva e momentos de ciúme – como os humanos… Aliás, alguns deles até tinham filhos com homens ou mulheres. Esses filhos eram considerados semi-deuses.

Os deuses habitavam um monte grego chamado Olimpo. Mas eles participavam diretamente das brigas dos homens. Durante a guerra de Tróia, por exemplo, cada lado era ajudado por seus deuses. Na Odisséia , Ulisses foi atrapalhado por Poseidon, o deus dos mares, que fez com que seu barco naufragasse. Em compensação, o herói também recebeu ajuda de Palas Atena, deusa da sabedoria e da inteligência.

Quando os romanos conquistaram a Grécia, passaram a adorar os deuses gregos, mas trocaram seus nomes. Zeus virou Júpiter, Poseidon se tornou Netuno, e Palas Atena passou a se chamar Minerva.

Atualmente, os gregos não cultuam mais seus antigos deuses. A maior parte da população do país pratica o cristianismo ortodoxo grego. Mas os deuses antigos ainda são lembrados pela importância que têm nas obras de artistas e filósofos da antigüidade.

Matéria publicada em 09.02.2000

COMENTÁRIOS

  • Yasmim Gracielle ribeiro

    Legal 👌👍

    Publicado em 3 de novembro de 2020 Responder

Envie um comentário

Bruno-Magalhaes

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat