Dentadura do vovô macaco

Você sabia que a África é considerada o berço do mundo? Isso porque ali já foram encontrados muitos dos mais velhos fósseis humanos: o mais antigo, por exemplo, é de uma mocinha chamada Lucy, que viveu por ali 3,2 milhões de anos atrás. Agora, um grupo de cientistas americanos descobriu fósseis muito antigos também de macacos.

Eles encontraram dois dentes e fragmentos de ossos de mandíbulas de macacos nos Montes Tugen, no Quênia. O achado, com idade estimada de 12,5 milhões de anos, aumentou em três milhões de anos a idade antes estimada da família de primatas Cercopithecidae, da qual fazem parte esses fósseis.

Os dentes e ossos encontrados sugerem que os macacos antigos comiam mais insetos e sementes do que seus parentes atuais (Foto: James Rossie, Christopher Gilbert e Andrew Hill)

Os dentes e ossos encontrados sugerem que os macacos antigos comiam mais insetos e sementes do que seus parentes atuais (Foto: James Rossie, Christopher Gilbert e Andrew Hill)

O paleontólogo Leonardo Avilla, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, contou à CHC Online que os dentes encontrados eram muito diferentes daqueles que os macacos têm hoje: seu formato era bem mais pontudo. “O formato do dente tem a ver com o tipo de comida dos bichos. Os fósseis sugerem que eles comiam mais sementes e insetos do que os macacos atualmente”, explica.

Mais tarde, a necessidade de comer folhas para sobreviver teria favorecido a adaptação dos dentes dos macacos, que atualmente são mais arredondados e preparados para comer de quase tudo. Legal, não é?

Matéria publicada em 23.04.2013

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Sim, é muito legal!

    Publicado em 16 de março de 2019 Responder

Envie um comentário

Camille-Dornelles

Quando criança, gostava de fazer experimentos dentro de casa e explorar o mundo. Hoje, na CHC, me sinto brincando de cientista e trabalhando como jornalista ao mesmo tempo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat