De onde veio o Natal?

Fim de ano é época de festas, e talvez a mais aguardada delas seja o Natal. Você sabe o que essa palavra significa? Natal quer dizer ’nascimento’. No caso, comemora-se o nascimento de Jesus Cristo. Só que alguns estudos indicam que várias tradições dessa festa surgiram bem antes disso. Mas como é possível? Este ano, a CHC on-line traz de presente para você uma investigação sobre vários aspectos do Natal: como surgiu a festa, os mistérios que cercam Jesus Cristo, a aparição do Papai Noel, como a data é celebrada ao redor do mundo… Entretanto, como a festa surgiu muitos séculos atrás e está cercada de lendas e mistérios, é sempre difícil se ter certeza sobre o que se descobriu até agora. Mesmo assim, acompanhe os textos e descubra algumas curiosidades natalinas!

Embora se comemore o nascimento de Jesus em 25 de dezembro, não existe registro do dia exato em que ele nasceu. Nem a Bíblia, o mais conhecido documento que os historiadores usam para tentar entender como foi aquela época, dá qualquer indicação sobre o assunto. Mesmo se desse, teriam que ser feitas muitas contas complicadas para se tentar descobrir a data.

Então, se é praticamente impossível saber o dia do nascimento de Jesus, de onde foi que tiraram o dia 25 de dezembro? Essa data era comemorada por alguns povos antigos como o dia da fertilidade, em que o Sol começaria a iluminar a Terra novamente depois de ter se retirado durante o outono e o início do inverno. Mais tarde, ela foi adotada pela Igreja como o dia do nascimento de Jesus Cristo, significado que foi permanecendo, cada vez mais forte, até tornar-se quase o único. Para saber mais como isso tudo aconteceu, é preciso contar toda a história desde o início…

Matéria publicada em 21.12.2000

COMENTÁRIOS

  • FABIOLA ROLIM AMORIM

    Queria saber em qual edição chc está essa matéria completa

    Publicado em 11 de novembro de 2023 Responder

Envie um comentário

Leonardo-Cosendey

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.