Chuva de bactérias

De que são feitas as nuvens? Água com certeza é a resposta mais óbvia. Mas não é a única. Bactérias também são fundamentais! Cada dia que passa, os cientistas ficam mais convencidos de que esses pequenos microrganismos têm papel importante na formação do clima.

Você sabia que as bactérias ajudam a formar nuvens? (Foto: Flickr / Cltn / CC BY-NC-SA 2.0)

Isso porque as bactérias funcionam como minúsculas forminhas de gelo no céu. O vapor d´água do ar se acumula entre as bactérias e condensa, ou seja, se transforma em gotículas de água líquida que formam cristais de gelo que compõem as nuvens que, por sua vez, podem virar chuva.

Além disso, recentemente, pesquisadores descobriram que existem algumas bactérias que fazem até neve! Elas produzem uma substância que, em contato com o vapor do ar, o transforma em gelo – mesmo que não esteja tão frio assim.

Cientistas como a americana Natasha de Leon-Rodriguez, da Universidade Georgia Tech, nos Estados Unidos, estudam essas bactérias bem de perto. Natasha embarcou em várias viagens arriscadas de avião para coletar bactérias do ar, em uma camada da atmosfera chamada troposfera, que fica a 12 quilômetros de altura.

Avião sobrevoa o olho do furacão Earl para coletar amostras de ar a cerca de 15 quilômetros de altitude (Foto: Jane Peterson/ Nasa)

Por duas vezes, ela esteve dentro do olho de um furacão – literalmente! Mas o esforço serviu para pegar micróbios e estudar no laboratório. Foi assim que ela descobriu que, durante esses fenômenos meteorológicos, as bactérias viajam pelo mundo.

Depois dos furacões Earl e Karl, que atingiram em 2010 a Califórnia, nos Estados Unidos, a cientista e seus colegas coletaram bactérias do ar e encontraram microrganismos típicos da África. Eles também encontraram muitas bactérias que vivem no cocô de humanos e animais e causam doenças. Imagine como são fortes os ventos dos furacões para levantar esses micróbios!

Mais de 100 tipos de bactérias foram encontrados pelos cientistas nas camadas mais altas da troposfera (Foto: Gary Meek)

“Ficamos surpresos de encontrar tantas bactérias na troposfera”, conta Natasha. A pesquisadora explica que a região não é um bom lugar para uma bactéria viver, pois a fica exposta a raios ultravioletas do sol que são mortais para a maioria dos micróbios.

Da próxima vez que olhar para o céu, lembre-se que as nuvens escondem muito mais do que formas engraçadas. Milhares de bactérias estão lá pegando carona e cumprindo seu papel no clima!

Matéria publicada em 12.02.2013