Chuva de algas

Você já deve ter ouvido alguém falar: “Esse tempo está tão abafado… Acho que vai chover!”. Mas aposto que nunca escutou alguém dizendo: “Esse mar está com muita alga, aposto que vem chuva por aí!”. Pois esta afirmação, que parece sem pé nem cabeça, faz sentido: afinal algas microscópicas que formam o fitoplâncton tem uma íntima relação com a formação de nuvens.

Em primeiro lugar, é importante saber que, diferentemente do que muita gente pensa, as nuvens não são formadas por vapor d’água, mas sim por minúsculas gotas de água que ao se tornarem maiores caem na forma de chuva.

Como as algas entram nessa história? “As algas produzem um gás, chamado DMS (dimetilsulfeto), que é liberado por elas e serve como núcleo de condensação, no qual as gotículas de água vão se juntando até formar a nuvem.” explica o biólogo André Perticarrari. Quando essas gotículas se juntam, forma-se a nuvem!

A natureza é mesmo incrível, não é? Quem diria que uma alga do oceano podia ser responsável por uma chuva?

Matéria publicada em 27.05.2011

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    A natureza é muito incrivel , mesmo!

    Publicado em 17 de fevereiro de 2019 Responder

Envie um comentário

Fernanda Turino

Sempre fui muito curiosa, adorava brincadeiras ao ar livre e acampar (fui até escoteira!). Cresci lendo a CHC e hoje trabalho aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat