Bandidos ou mocinhos?

cupins operários

As sociedades de cupins se dividem em três grupos. Na foto, cupins operários, responsáveis por construir o cupinzeiro, buscar alimentos e cuidar do ninho (Foto: Wikimedia Commons)

Cupins são o pesadelo de quem tem móveis e estruturas de madeira em casa – os bichinhos são famosos por devorar esses materiais, deixando um inconfundível pozinho por onde passam. Apesar da má fama, saiba que esses insetos são muito bem organizados e trazem benefícios para a natureza!

Ao contrário do que diz a sabedoria popular, os cupins não comem apenas madeira. “Eles têm hábitos alimentares variados: comem madeira viva ou morta, ervas, gramíneas, entre outros”, explica a entomologista Maria Conceição Messias, da Fundação Oswaldo Cruz, autora do livro Vivendo com insetos.

Capa do livro: Vivendo com Insetos

Vivendo com os insetos, de Maria Conceição Messias. Publicado pela editora Globalsprint com apoio de Biomanguinhos / Fiocruz

Os cupins vivem em sociedades organizadas em três grupos de indivíduos. O primeiro é o dos alados – ou seja, com asas –, formado pelo rei e pela rainha, que têm a função de gerar novos cupins. O segundo grupo é o dos soldados, que defendem o cupinzeiro. Por fim, há também o grupo dos operários, responsáveis por construir o cupinzeiro, buscar alimentos e cuidar do ninho.

Apesar de causarem problemas para o ser humano, os cupins são grandes amigos da natureza. Maria Conceição explica que eles ajudam a criar adubo para as plantas, fazendo a decomposição de materiais orgânicos – por exemplo, árvores mortas. Além disso, os cupins servem de alimento para formigas, aranhas, pássaros e mamíferos. “A ação dos cupins nos ecossistemas naturais é importantíssima para o equilíbrio do ambiente”, completa Maria Conceição. Agora você vai vê-los com outros olhos, não vai?

Matéria publicada em 30.08.2012