Uma brasileira que se tornou rainha de Portugal


 

Você tem um nome comprido? Conhece alguém que tenha um nome bem grande, daqueles difíceis de decorar? O que acha de Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga? Acha que inventamos? Que nada! Esse é o nome de uma princesa brasileira, a primeira filha do português Pedro de Bragança (o primeiro imperador do Brasil) e da austríaca Maria Leopoldina, que também era princesa.

O nascimento de Maria de Glória foi comemorado com sinos e uma salva de tiros no Rio de Janeiro. Mais tarde, ela seria rainha! Não do Brasil, mas de Portugal

“Imediatamente quero comunicar a Viena que Dona Leopoldina deu à luz no domingo à tarde uma infanta, que tomará o nome de Maria-Glória. É-me completamente impossível descrever a alegria e o júbilo que a família real, todos os diplomatas, todo o povo sentiram”.

Essas palavras foram do embaixador da Áustria, que anunciou em seu país, no dia 4 de abril de 1819, a chegada da princesa brasileira – meio austríaca por parte de mãe e meio portuguesa por parte de pai – Maria da Glória.

O nome da menina foi uma homenagem à padroeira da Igreja Nossa Senhora da Glória, no Rio de Janeiro. Foi lá que Dona Leopoldina e Dom Pedro rezaram para ter uma criança com saúde.

 

 

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Floresta azul?

Debaixo d’água existe uma floresta tão importante quanto às que temos em terra firme!

Um urso pelo Brasil

Ele dominou as Américas, mas desapareceu misteriosamente

Open chat