Pura beleza

Com seu longo bico e cores vibrantes, os tucanos deixam a natureza ainda mais bonita.

Corpo coberto por penas pretas, brancas e algumas vermelhas. E um longo – longo mesmo! – bico amarelo, alaranjado e preto. Estou falando, claro, do tucanuçu ou tucano-toco, uma das aves mais conhecidas do Brasil. O tucanuçu é muito comum em algumas partes do país, principalmente nas regiões centro-oeste e sudeste. Quando criança, eu pensava que essa fosse a única espécie de tucano existente. E, para minha felicidade, eu estava errado!

Os cientistas já descreveram por volta de 40 espécies diferentes de tucanos e seus primos, os araçaris – todas aves nativas da região neotropical, que abrange o México, a América Central e a América do Sul. Mais da metade dessas espécies podem ser encontradas no Brasil, cada uma adaptada ao clima e vegetação de determinada região. Mas a maioria vive dentro de florestas, ao contrário do tucanuçu, que se dá bem em ambientes abertos. Aliás, em geral os tucanos e araçaris têm asas curtas, apropriadas para voar apenas pequenas distâncias no interior das matas.

O tucanuçu (à esquerda) é a maior espécie da família dos tucanos e araçaris, podendo medir até 65 centímetros e pesar quase 1 quilo. Já o araçari-de-bico-riscado (à direita) é a menor do grupo, medindo até 40 centímetros e pesando menos de 150 gramas.
Fotos: Wikimedia Commons

O bicão dos tucanos é o que mais lhes dá destaque. Quem vê pensa que se trata de uma estrutura pesada, mas a verdade é que o interior do bico dessas aves é feito de um osso parecido com uma esponja (embora duro), e por isso é bem leve. Mas, para que um bico desse tamanho? Bem, o bico longo ajuda a alcançar frutos de galhos muito finos, que não aguantariam o peso da ave. Ele também serve para chamar a atenção de outros tucanos e araçaris e até para assustar aves menores. Poucos anos atrás, cientistas brasileiros e estrangeiros descobriram ainda que o bico de tucanos e araçaris pode ajudar até no controle da perda de calor do corpo.

Não bastasse o bico enorme, muitos tucanos e araçaris são bastante coloridos e lindos! Veja o tucano-de-bico-verde (1), o araçari-banana (2), o araçari-castanho (3) e o araçari-poca (4).
Fotos: Wikimedia Commons

Frutos, especialmente os de palmeiras, são o principal alimento de tucanos e araçaris. Por isso, eles espalham sementes pelas matas, ajudando a “plantar” novas árvores. Mas seu cardápio é mais extenso, e pode incluir insetos, aranhas, e, acredite, até ovos e filhotes de outras aves!

Onde eu moro, é comum de se ver o tucanuçu, mas não outros tucanos ou araçaris. E você? Já viu algum deles voando aí na região onde você vive?

Confira uma galeria com lindas fotos de tucanos e araçaris em https://www.wikiaves.com.br/wiki/ramphastidae

Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Biologia Animal
Universidade Federal de Viçosa

Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse especial em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!

Matéria publicada em 26.08.2019