* 1 xícara e ½ de colabranca
*2 colheres de chá de sabão líquido (de lavar roupa)
* 5 gostas de água boricada
*½ colher de chá de bicarbonato de sódio
*Vasilha de plástico
*Colher ou palito de picolé
Na vasilha de plástico coloque a cola, acrescente o sabão e misture, usando a colher ou um palito de picolé. Depois, é a vez da água boricada e do bicarbonato de sódio, mas agora use as mãos para misturar. A massa estará pronta quando a mistura desgrudar da mão e ficar com uma textura boa de apertar e de esticar e amassar! Mas é para brincar, hein? Na da de colocar na boca!
Guarde aí! Quando misturamos duas ou mais substâncias, fazemos surgir uma nova substância. Assim, a cola (que é uma substância feita de um componente chamado PVA) ao se misturar com a água (que é outra substância) forma uma substância nova de nome complicado: o tetraborato de sódio, mais conhecido como Bórax. É ele que dá elasticidade e maciez à mistura. Por isso, a geleia — que não é de comer! — estiiiiiica e é boa de apertar!
Se a massa ficar grudenta, acrescente mais algumas gotas de água boricada. Se quiser fazer a massa colorida ou brilhante, junto com a água boricada e o bicarbonato, acrescente tinta (guache ou plástica) da sua cor favorita ou purpurina (ou tudo junto!). Ela também pode ficar brilhante, é só colocar gliter na mistura!
A Redação
Matéria publicada em 30.05.2018
Cientistas dão o primeiro passo para mostrar que o cultivo de plantas na Lua é possível
klara e maria
Muito legal! Achei o máximo. Vou fazer.
Publicado em 11 de junho de 2018
Mauricio Lopes
Adorei a dica, vou fazer em casa e mando um vídeo para redação.
Publicado em 8 de julho de 2018