Geleia que estica e encolhe

Parece uma geleia, mas não é comer! Estiiiiica, mas volta a ficar do tamanho normal. Pode ser verde, azul, amarela, vermelha… E pode até brilhar!Quais são os ingredientes usados para fazer essa mistura que parece ter vindo de outro planeta?E qual a ciência por trás dessa massa tão boa de apertar e esticaaaaaaar?! Vamos fazer e entender?

Você vai precisar de: 

* 1 xícara e  ½  de colabranca

*2 colheres de chá de sabão líquido (de lavar roupa)

* 5 gostas de água boricada

*½ colher de chá de bicarbonato de sódio

*Vasilha de plástico

*Colher ou palito de picolé

massa

Passo a passo:

Na vasilha de plástico coloque a cola, acrescente o sabão e misture, usando a colher ou um palito de picolé. Depois, é a vez da água boricada e do bicarbonato de sódio, mas agora use as mãos para misturar. A massa estará pronta quando a mistura desgrudar da mão e ficar com uma textura boa de apertar e de esticar e amassar! Mas é para brincar, hein? Na da de colocar na boca!

Cadê a ciência?

Guarde aí! Quando misturamos duas ou mais substâncias, fazemos surgir uma nova substância. Assim, a cola (que é uma substância feita de um componente chamado PVA) ao se misturar com a água (que é outra substância) forma uma substância nova de nome complicado: o tetraborato de sódio, mais conhecido como Bórax. É ele que dá elasticidade e maciez à mistura. Por isso, a geleia — que não é de comer! — estiiiiiica e é boa de apertar!

#ficaadica:

Se a massa ficar grudenta, acrescente mais algumas gotas de água boricada. Se quiser fazer a massa colorida ou brilhante, junto com a água boricada e o bicarbonato, acrescente tinta (guache ou plástica) da sua cor favorita ou purpurina (ou tudo junto!). Ela também pode ficar brilhante, é só colocar gliter na mistura!

 

A Redação

Matéria publicada em 30.05.2018

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Mamãe chocolate

Conhece “Meus pintinhos venham cá”? Você agora vai descobrir uma adaptação dessa brincadeira muito famosa entre as crianças de Minas Gerais.

Os supertubarões: famosos e com sexto sentido!

Saiba mais sobre a grande variedade de tubarões que vivem no fundo do mar e suas incríveis características.