Geleia que estica e encolhe

Parece uma geleia, mas não é comer! Estiiiiica, mas volta a ficar do tamanho normal. Pode ser verde, azul, amarela, vermelha… E pode até brilhar!Quais são os ingredientes usados para fazer essa mistura que parece ter vindo de outro planeta?E qual a ciência por trás dessa massa tão boa de apertar e esticaaaaaaar?! Vamos fazer e entender?

Você vai precisar de: 

* 1 xícara e  ½  de colabranca

*2 colheres de chá de sabão líquido (de lavar roupa)

* 5 gostas de água boricada

*½ colher de chá de bicarbonato de sódio

*Vasilha de plástico

*Colher ou palito de picolé

massa

Passo a passo:

Na vasilha de plástico coloque a cola, acrescente o sabão e misture, usando a colher ou um palito de picolé. Depois, é a vez da água boricada e do bicarbonato de sódio, mas agora use as mãos para misturar. A massa estará pronta quando a mistura desgrudar da mão e ficar com uma textura boa de apertar e de esticar e amassar! Mas é para brincar, hein? Na da de colocar na boca!

Cadê a ciência?

Guarde aí! Quando misturamos duas ou mais substâncias, fazemos surgir uma nova substância. Assim, a cola (que é uma substância feita de um componente chamado PVA) ao se misturar com a água (que é outra substância) forma uma substância nova de nome complicado: o tetraborato de sódio, mais conhecido como Bórax. É ele que dá elasticidade e maciez à mistura. Por isso, a geleia — que não é de comer! — estiiiiiica e é boa de apertar!

#ficaadica:

Se a massa ficar grudenta, acrescente mais algumas gotas de água boricada. Se quiser fazer a massa colorida ou brilhante, junto com a água boricada e o bicarbonato, acrescente tinta (guache ou plástica) da sua cor favorita ou purpurina (ou tudo junto!). Ela também pode ficar brilhante, é só colocar gliter na mistura!

 

A Redação

Matéria publicada em 30.05.2018

COMENTÁRIOS

  • klara e maria

    Muito legal! Achei o máximo. Vou fazer.

    Publicado em 11 de junho de 2018 Responder

  • Mauricio Lopes

    Adorei a dica, vou fazer em casa e mando um vídeo para redação.

    Publicado em 8 de julho de 2018 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O Urutau

Agosto é mês do folclore! E a CHC convida você a participar de uma bela dança, que veio da Europa e foi adaptada por nós, brasileiros. Vamos dançar?

Quero saber…

Respostas interessantes para perguntas muito curiosas!