Geleia que estica e encolhe

Parece uma geleia, mas não é comer! Estiiiiica, mas volta a ficar do tamanho normal. Pode ser verde, azul, amarela, vermelha… E pode até brilhar!Quais são os ingredientes usados para fazer essa mistura que parece ter vindo de outro planeta?E qual a ciência por trás dessa massa tão boa de apertar e esticaaaaaaar?! Vamos fazer e entender?

Você vai precisar de: 

* 1 xícara e  ½  de colabranca

*2 colheres de chá de sabão líquido (de lavar roupa)

* 5 gostas de água boricada

*½ colher de chá de bicarbonato de sódio

*Vasilha de plástico

*Colher ou palito de picolé

massa

Passo a passo:

Na vasilha de plástico coloque a cola, acrescente o sabão e misture, usando a colher ou um palito de picolé. Depois, é a vez da água boricada e do bicarbonato de sódio, mas agora use as mãos para misturar. A massa estará pronta quando a mistura desgrudar da mão e ficar com uma textura boa de apertar e de esticar e amassar! Mas é para brincar, hein? Na da de colocar na boca!

Cadê a ciência?

Guarde aí! Quando misturamos duas ou mais substâncias, fazemos surgir uma nova substância. Assim, a cola (que é uma substância feita de um componente chamado PVA) ao se misturar com a água (que é outra substância) forma uma substância nova de nome complicado: o tetraborato de sódio, mais conhecido como Bórax. É ele que dá elasticidade e maciez à mistura. Por isso, a geleia — que não é de comer! — estiiiiiica e é boa de apertar!

#ficaadica:

Se a massa ficar grudenta, acrescente mais algumas gotas de água boricada. Se quiser fazer a massa colorida ou brilhante, junto com a água boricada e o bicarbonato, acrescente tinta (guache ou plástica) da sua cor favorita ou purpurina (ou tudo junto!). Ela também pode ficar brilhante, é só colocar gliter na mistura!

 

A Redação

Matéria publicada em 30.05.2018

COMENTÁRIOS

  • klara e maria

    Muito legal! Achei o máximo. Vou fazer.

    Publicado em 11 de junho de 2018 Responder

  • Mauricio Lopes

    Adorei a dica, vou fazer em casa e mando um vídeo para redação.

    Publicado em 8 de julho de 2018 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Dinossauros, os ancestrais das aves!

É verdade ou mentira que as aves são parentes desses répteis fascinantes?

Três bonecas em uma!

Parece uma, mas são três. Estas são as bonecas russas, ou matrioskas, como são conhecidas na Rússia. Há várias maneiras de fazer essas bonecas, que são verdadeiras obras de arte por lá. A CHC ensina a fazer as três bonecas com materiais simples, que você deve ter em casa.