Você já olhou para o céu e pensou o que tem lá em cima? Quem trabalha com astronomia estuda para responder a essa pergunta. E estudar isso nos ajuda a entender o que acontece em nosso planeta, a Terra!

Imagem de uma grande galáxia espiral cercada por muitas outras galáxias mais distantes (mais avermelhadas).
Dark Energy Survey (DES, Levantamento da Energia Escura) https://www.symmetrymagazine.org/article/art-of-darkness

Os estudos de astronomia começaram quando os primeiros humanos, há milhares de anos, olharam para o céu, com muita curiosidade, para entender os seus vários ciclos, como o dia e a noite. Na época, só tínhamos os nossos olhos para observar. Hoje, podemos apreciar muito mais e desvendar os “mistérios” dos astros com os instrumentos que a humanidade criou. E no futuro? Já pensou em como serão feita essa observações?

Ricardo Ogando
Núclo de Pesquisas em Astronomia
Observatório Nacional – MCTIC
Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) – MCTIC

Dinossauros, os ancestrais das aves!

É verdade ou mentira que as aves são parentes desses répteis fascinantes?

Três bonecas em uma!

Parece uma, mas são três. Estas são as bonecas russas, ou matrioskas, como são conhecidas na Rússia. Há várias maneiras de fazer essas bonecas, que são verdadeiras obras de arte por lá. A CHC ensina a fazer as três bonecas com materiais simples, que você deve ter em casa.