Você já olhou para o céu e pensou o que tem lá em cima? Quem trabalha com astronomia estuda para responder a essa pergunta. E estudar isso nos ajuda a entender o que acontece em nosso planeta, a Terra!

Imagem de uma grande galáxia espiral cercada por muitas outras galáxias mais distantes (mais avermelhadas).
Dark Energy Survey (DES, Levantamento da Energia Escura) https://www.symmetrymagazine.org/article/art-of-darkness

Os estudos de astronomia começaram quando os primeiros humanos, há milhares de anos, olharam para o céu, com muita curiosidade, para entender os seus vários ciclos, como o dia e a noite. Na época, só tínhamos os nossos olhos para observar. Hoje, podemos apreciar muito mais e desvendar os “mistérios” dos astros com os instrumentos que a humanidade criou. E no futuro? Já pensou em como serão feita essa observações?

Ricardo Ogando
Núclo de Pesquisas em Astronomia
Observatório Nacional – MCTIC
Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) – MCTIC

Atropelamento de morcegos

Você já ouviu falar que morcegos são mamíferos, que dormem pendurados de cabeça para baixo, que alguns se alimentam de sangue, mas aposto que nunca que lhe contaram que muitos morcegos morrem atropelados.

Forte e belo do sertão!

Uma planta que dá flor na época da seca, mesmo no chão rachado, num sol de castigar. Quem mora no sertão a conhece muito bem, porque é considerada um símbolo da região Nordeste! Existe até música famosa que começa com o seu nome. Quem é ela? O mandacaru, oxente!