Você já olhou para o céu e pensou o que tem lá em cima? Quem trabalha com astronomia estuda para responder a essa pergunta. E estudar isso nos ajuda a entender o que acontece em nosso planeta, a Terra!

Imagem de uma grande galáxia espiral cercada por muitas outras galáxias mais distantes (mais avermelhadas).
Dark Energy Survey (DES, Levantamento da Energia Escura) https://www.symmetrymagazine.org/article/art-of-darkness

Os estudos de astronomia começaram quando os primeiros humanos, há milhares de anos, olharam para o céu, com muita curiosidade, para entender os seus vários ciclos, como o dia e a noite. Na época, só tínhamos os nossos olhos para observar. Hoje, podemos apreciar muito mais e desvendar os “mistérios” dos astros com os instrumentos que a humanidade criou. E no futuro? Já pensou em como serão feita essa observações?

Ricardo Ogando
Núclo de Pesquisas em Astronomia
Observatório Nacional – MCTIC
Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) – MCTIC

Oceanógrafo (a)!

Você sabia que o ponto mais profundo do oceano está a cerca de 11 mil metros abaixo do nível do mar? E que essa profundidade consegue ser maior que a montanha mais alta da Terra, o Everest?! Sabia também que mais de dois terços do nosso planeta é coberto pelas águas do oceano? Descobertas incríveis como essas são possíveis graças à oceanografia!

Transporte de água

Será possível que uma vela tenha superpoderes ou alguma magia em torno dela? Ou será que há uma explicação científica para o fenômeno que você vai testar agora? Mão na massa!