Você já olhou para o céu e pensou o que tem lá em cima? Quem trabalha com astronomia estuda para responder a essa pergunta. E estudar isso nos ajuda a entender o que acontece em nosso planeta, a Terra!

Imagem de uma grande galáxia espiral cercada por muitas outras galáxias mais distantes (mais avermelhadas).
Dark Energy Survey (DES, Levantamento da Energia Escura) https://www.symmetrymagazine.org/article/art-of-darkness

Os estudos de astronomia começaram quando os primeiros humanos, há milhares de anos, olharam para o céu, com muita curiosidade, para entender os seus vários ciclos, como o dia e a noite. Na época, só tínhamos os nossos olhos para observar. Hoje, podemos apreciar muito mais e desvendar os “mistérios” dos astros com os instrumentos que a humanidade criou. E no futuro? Já pensou em como serão feita essa observações?

Ricardo Ogando
Núclo de Pesquisas em Astronomia
Observatório Nacional – MCTIC
Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) – MCTIC

Mamãe chocolate

Conhece “Meus pintinhos venham cá”? Você agora vai descobrir uma adaptação dessa brincadeira muito famosa entre as crianças de Minas Gerais.

Os supertubarões: famosos e com sexto sentido!

Saiba mais sobre a grande variedade de tubarões que vivem no fundo do mar e suas incríveis características.