Balão de fermento

“Encher balões sem assoprar? Fala sério!” Esta foi a primeira reação da equipe da CHC. Mas aí, resolvemos colocar a mão na massa, e o resultado… Tem que fazer o experimento para ver!

Ilustração Marcelo Badari

Você vai precisar de:

 Fermento biológico;

 garrafa pet;

 açúcar;

 água morna;

 colher (de chá);

 balões de festa (bexigas).

Como fazer?

Coloque duas colheres (de chá) de fermento biológico na garrafa pet. Em seguida, acrescente três colheres (de chá) de açúcar e um copo cheio de água morna (peça ajuda de um adulto para aquecer a água, hein?!). Agite a mistura. Prenda a ponta da bexiga na boca da garrafa. Aguarde de uma a duas horas.

 

O que aconteceu?

O fermento biológico é composto por fungos, organismos que se alimentam de açúcares e gostam de ambientes quentes. Ao digerir o açúcar, eles produzem etanol e gás carbônico – substâncias químicas que são voláteis, isto é, se espalham pelo ar. Resultado: a bexiga enche sem precisar soprar!

 

A Redação.

Tente repetir o experimento usando apenas uma colher de açúcar
e também sem usar açúcar para ver o que acontece.

Matéria publicada em 17.07.2019

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Histórias de uma coisa que todo mundo faz

Você pode estar em casa, na maior tranquilidade, quando bate a vontade. Pode também estar na escola e ficar meio com vergonha de saberem que foi você quem fez. Pode ainda estar na rua e ter de correr para achar um lugar onde possa fazer...

Nariz para fazer som!

Esse conhecimento, que é passado de uma geração para outra, também pode ser compartilhado com pessoas de fora daquele grupo, seja desinteressadamente ou, por exemplo, com o propósito de conservar o ambiente em que vivemos.