Balão de fermento

“Encher balões sem assoprar? Fala sério!” Esta foi a primeira reação da equipe da CHC. Mas aí, resolvemos colocar a mão na massa, e o resultado… Tem que fazer o experimento para ver!

Ilustração Marcelo Badari

Você vai precisar de:

Fermento biológico;

garrafa pet;

açúcar;

água morna;

colher (de chá);

balões de festa (bexigas).

Como fazer?

Coloque duas colheres (de chá) de fermento biológico na garrafa pet. Em seguida, acrescente três colheres (de chá) de açúcar e um copo cheio de água morna (peça ajuda de um adulto para aquecer a água, hein?!). Agite a mistura. Prenda a ponta da bexiga na boca da garrafa. Aguarde de uma a duas horas.

O que aconteceu?

O fermento biológico é composto por fungos, organismos que se alimentam de açúcares e gostam de ambientes quentes. Ao digerir o açúcar, eles produzem etanol e gás carbônico – substâncias químicas que são voláteis, isto é, se espalham pelo ar. Resultado: a bexiga enche sem precisar soprar!

A Redação.

Tente repetir o experimento usando apenas uma colher de açúcar
e também sem usar açúcar para ver o que acontece.

Matéria publicada em 17.07.2019