As cores da natureza

As cores exuberantes que vemos em animais e plantas, além de torná-los mais belos aos nosso olhos, têm funções importantes na vida desses seres.

Uma das características mais fascinantes da natureza é a sua diversidade de cores. Basta uma pequena caminhada em um bosque, ou uma voltinha rápida por uma praça arborizada, para nos encantarmos com o colorido de flores, pássaros e insetos. Mas, bem mais do que enfeitar os ambientes, a maioria das cores de plantas e animais têm papel muito mais importante para esses seres, como sobrevivência e reprodução.

Flores e frutos, por exemplo, podem ter cores vibrantes para atrair animais polinizadores e dispersores de sementes, como abelhas e pássaros. Curiosamente, nos animais as cores vibrantes podem ter papéis opostos: atração ou repulsão. Enquanto o macho de uma ave usa cores para dizer a uma fêmea “veja como sou bonito”, um besouro colorido pode estar dizendo a seus possíveis predadores “afaste-se, sou venenoso e tenho gosto ruim”.

vinicius

Quem foi Tiradentes?

Dentista, comerciante, militar, herói ou revolucionário?

Minitornado no potinho

A imagem de um tornado, ainda que vista na tela da TV, do cinema ou em fotografia, ninguém esquece. E o que você acha de criar um minitornado dentro de um potinho?