Animais em laboratório

Os animais usados em pesquisas recebem anestesia, para que não sintam dor e estresse, minimizando assim seu sofrimento.

Atualmente, o uso de animais em experiências nos laboratórios tem sido muito discutido na sociedade, principalmente por grupos de proteção aos animais que são contrários a essa atividade. No Rio de Janeiro, por exemplo, um projeto de lei que proibia a utilização de bichos em pesquisas deu o que falar. Mas você sabe como os animais são utilizados pela ciência? Então, está na hora de descobrir para, então, formar a sua opinião!

Segundo o bioquímico Franklin Rumjanek, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os cientistas também gostam de bichos e não têm a intenção de maltratá-los. Por isso, quando é necessária a utilização das cobaias, é aplicada anestesia nos animais, para que eles não sintam dor e estresse, minimizando assim o seu sofrimento. Além disso, nos centros de pesquisa, há fiscais que garantem que os cientistas sigam procedimentos que preservem ao máximo o bem-estar dos animais, fornecendo-lhes boas condições de higiene e de alimentação.

E que tipos de pesquisas necessitam do uso de cobaias para apresentarem resultados? Franklin explica que os animais são importantes para se testar medicamentos e vacinas para a prevenção, o tratamento e o combate de diversas doenças, como o câncer, a tuberculose e a dengue. Isso porque, para pesquisar com precisão o efeito de certas drogas ou vacinas, deve-se recorrer a um ser vivo o mais parecido possível com os seres humanos.

É por meio de experimentos com animais que será constatado se o remédio funciona de fato, se ele é tóxico, se traz algum efeito colateral e quais seriam esses efeitos. Ainda que em alguns casos os pesquisadores consigam responder a essas perguntas por meio do uso de bactérias que são cultivadas em tubos de ensaio ou de células individuais, só se entende o funcionamento de um órgão ou os efeitos que uma doença causa no organismo utilizando os seres vivos mais complexos.

Assim como o Brasil, diversos países no mundo inteiro fazem uso das cobaias. Caso o país seja obrigado a parar de fazer experimentos com animais, como defendem alguns grupos, isso trará um grande prejuízo para o desenvolvimento da ciência, sobretudo da medicina. Diversos laboratórios seriam fechados e cientistas talentosos teriam que sair do país ou ficariam restritos a determinadas áreas. Mas os prejuízos não parariam por aí. A economia brasileira também seria afetada, pois haveria a necessidade de comprar medicamentos e certos produtos de outros países, em vez de produzi-los aqui, como acontece hoje em dia.

Em resumo, não se pode concordar com maus tratos aos animais. Mas também não se deve achar que o trabalho dos cientistas os prejudicam. Afinal, é sempre importante ter em mente que uma grande quantidade de vidas humanas – e de outros animais também! – já foram salvas graças a medicamentos produzidos a partir de pesquisas com bichos em laboratório.

Matéria publicada em 09.06.2010

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Eu concordo que não seria bom para os cientistas, mas, tenho muita pena dos animaizinhos!

    Publicado em 28 de outubro de 2018 Responder

  • marina bezerra bonfim sevidone

    pro eu posso pesquisar sobre os animais

    Publicado em 26 de março de 2021 Responder

  • Brenda Gabrielly Verginelli Souza

    Eu concordo mas os animais sao iguais a nos seres humanos tem o direito da vida e o direito da liberdade mas e claro se nao tivesse animais nos nao teriamos como saber se o medicamento deixa algum sintoma AFINAL A VIDA DOS ANIMAIS IMPORTAM

    Publicado em 10 de abril de 2021 Responder

  • Brenda Gabrielly Verginelli Souza

    E A DOS HUMANOS TAMBEM

    Publicado em 10 de abril de 2021 Responder

  • Giovanna Renata Ferreira Araújo

    Testam em animais mais é a mesma coisa de testar em humanos

    Publicado em 14 de maio de 2021 Responder

Envie um comentário

Andressa-Spata

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat