Três mascotes e um jardim no potinho

Dinossauros e abelhas, quando se juntam, aprontam! Mas, muitas vezes, saem coisas interessantes da cabeça deles.

Dia desses, Rex, Diná e Zíper se reuniram para montar um minijardim e aconteceu o seguinte…

Pegaram um pote grande de vidro (desses de maionese), colocaram terra dentro até a altura de 2,5 centímetros.
A seguir, enterraram suavemente algumas sementes e botaram também algumas plantas com a ajuda de dois palitos grandes (1) .


Depois, umedeceram a terra (2) , tamparam o pote com um pequeno pedaço de plástico (desses usados para cobrir alimentos), fazendo alguns microfurinhos na sua superfície (3) . Por fim, levaram o pote para o quintal, onde ele passou a receber muita luz, mas pouco calor do Sol (4) .

Depois de alguns dias, observaram que apareceu água dentro do vidro! Sabe como isso aconteceu? Siga os passos abaixo, faça o experimento e tente descobrir!


Esse experimento é uma pequena demonstração do que ocorre na Terra.

A água usada para regar as sementes evaporou-se, isto é, passou para o estado gasoso, como se tivesse formado uma nuvem. Após algum tempo, a água se condensou, passando novamente ao estado líquido. Água e luz criam o ambiente propício para as novas sementes germinarem e também para que as plantas já crescidas continuem vivas, exatamente como no ambiente terrestre.

Matéria publicada em 19.03.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Quitute natalino

Diná dá a receita de um bolo delicioso para você preparar neste Natal!