Ideias que vêm da natureza

O que um pepino-do-mar tem a ver com a tecnologia ultramoderna dos chips flexíveis dos implantes cerebrais? O que a tamarutaca tem a dizer sobre os materiais usados para construir aviões? E como podemos aprender com os besouros a aproveitar a umidade do ar? Essas e outras perguntas são respondidas na série O que é, o que é?, produzida pelo Canal Futura e disponível gratuitamente no YouTube.

A flexibilidade do pepino-do-mar inspirou os cientistas a criarem chips que se adaptam melhor ao cérebro. (imagem: Reprodução)

A flexibilidade do pepino-do-mar inspirou os cientistas a criarem chips que se adaptam melhor ao cérebro. (imagem: Reprodução)

O pepino-do-mar, a tamarutaca, o besouro e outros muitos bichos serviram de inspiração para criar tecnologias que usamos no dia a dia. Nos vídeos, com menos de dois minutos de duração cada um, o biólogo Ney Mello apresenta esses animais e as características que foram úteis para alguma área da ciência. “Nosso objetivo é mostrar algo inusitado e inédito para todas as idades”, contou o apresentador à CHC.

Depois de assistir aos vídeos, eu fiquei convencido de que é muito importante observar a natureza! A lista de coisas que ela pode nos ensinar parece não acabar nunca…

Matéria publicada em 22.12.2015

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Rex

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!