E no mar, tem dinossauro?

Tiranossauro, estegossauro, braquiossauro. Você conhece todos esses dinossauros? Se sim, deve saber duas coisas sobre eles. A primeira é que estão todos extintos, ou seja, já não são encontrados em lugar nenhum. A segunda é que eram animais terrestres. Será que todos os dinossauros eram assim?

O leitor Arthur Hugo tem lá suas dúvidas. Por isso, ele me mandou uma mensagem perguntando: Rex, tem dinossauro no mar? Eu, é claro, vou ter o maior prazer de responder!

Nós, dinossauros, somos répteis terrestres – apesar de entrarmos em rios e lagos para beber água ou nos proteger de predadores. Porém, na mesma época em que meus parentes viviam espalhados pela Terra, existiam também animais que habitavam os mares: plesiossauro, ictiossauro…

Plesiossauros (Ilustração: Wikimedia Commons)

Quando os primeiros fósseis desses animais foram encontrados, imaginava-se que eles também eram répteis pré-históricos – daí o sufixo “sauro” em seu nome. Porém, embora contemporâneos dos dinossauros, esses bichos não faziam parte do mesmo grupo. Então, a resposta é não, não existiam dinossauros no mar!

Por outro lado, uma curiosidade é que o fundo do mar pode ser um local valioso para procurar fósseis. “Terras hoje submersas podem ter correspondido a áreas de terra firme na época dos dinossauros”, conta o paleontólogo William Nava, do Museu de Paleontologia de Marília. “Por enquanto, é bem difícil explorar o fundo do mar em busca desses restos de dinossauros, mas pode ser que, no futuro, tenhamos as ferramentas necessárias para fazer isto”.

Matéria publicada em 20.12.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat