E no mar, tem dinossauro?

Tiranossauro, estegossauro, braquiossauro. Você conhece todos esses dinossauros? Se sim, deve saber duas coisas sobre eles. A primeira é que estão todos extintos, ou seja, já não são encontrados em lugar nenhum. A segunda é que eram animais terrestres. Será que todos os dinossauros eram assim?

O leitor Arthur Hugo tem lá suas dúvidas. Por isso, ele me mandou uma mensagem perguntando: Rex, tem dinossauro no mar? Eu, é claro, vou ter o maior prazer de responder!

Nós, dinossauros, somos répteis terrestres – apesar de entrarmos em rios e lagos para beber água ou nos proteger de predadores. Porém, na mesma época em que meus parentes viviam espalhados pela Terra, existiam também animais que habitavam os mares: plesiossauro, ictiossauro…

Plesiossauros (Ilustração: Wikimedia Commons)

Quando os primeiros fósseis desses animais foram encontrados, imaginava-se que eles também eram répteis pré-históricos – daí o sufixo “sauro” em seu nome. Porém, embora contemporâneos dos dinossauros, esses bichos não faziam parte do mesmo grupo. Então, a resposta é não, não existiam dinossauros no mar!

Por outro lado, uma curiosidade é que o fundo do mar pode ser um local valioso para procurar fósseis. “Terras hoje submersas podem ter correspondido a áreas de terra firme na época dos dinossauros”, conta o paleontólogo William Nava, do Museu de Paleontologia de Marília. “Por enquanto, é bem difícil explorar o fundo do mar em busca desses restos de dinossauros, mas pode ser que, no futuro, tenhamos as ferramentas necessárias para fazer isto”.

Matéria publicada em 20.12.2012

COMENTÁRIOS

  • bípede sem pena

    é possivel dizer quais peixes são descendentes direto de dinosasuros? existe dinossauro bípedes?

    Publicado em 12 de junho de 2023 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!