Velozes, furiosos e brasileiros

Paleontólogos comprovam: os megarraptores, dinossauros carnívoros que se caracterizam por sua agilidade e pela presença de garras imensas, estiveram no Brasil. A constatação foi possível graças à descoberta de um fóssil de dinossauro na Bacia de Bauru, que fica na região de São José do Rio Preto, São Paulo. Até então, esses répteis só haviam sido encontrados na Argentina, na Austrália e no Japão.

Megarraptor

Os megarraptores são dinossauros carnívoros que se caracterizam por sua agilidade e pela presença de garras imensas (Ilustração: Deverson da Silva)

A pista encontrada é uma vértebra da cauda do animal. “Como encontramos só um osso, é difícil ter mais informações sobre esse megarraptor”, explica o paleontólogo Fabiano Iori, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “O legal é saber que eles passaram por aqui e que, em breve, poderemos encontrar novos ossos”, adiciona.

Para saber quem era o dono da vértebra, os cientistas compararam o osso com fósseis de megarraptores encontrados em outros lugares e viram várias características em comum. Uma delas é que a vértebra é um osso pneumático – tipo de osso com pequenos buracos que permitem a passagem de ar e deixam o esqueleto do animal mais leve, tornando-o mais ágil. Isso garantia aos dinossauros desse grupo a velocidade necessária para caçar os animais que lhe serviam de alimento.

O fóssil de megarraptor encontrado no Brasil possui 11 centímetros de comprimento e faz parte da cauda do dinossauro (Foto: Fabiano Iori)

Ainda não é possível saber a que espécie de megarraptor o osso pertence, mas Fabiano aposta que ele convivia com outros bichos na Bacia de Bauru. “No mesmo sítio paleontológico, já encontramos muitos ossos de titanossaurídeos e vários dentes de abelissaurídeos, além de restos de crocodilos e  tartarugas pré-históricas.”

Matéria publicada em 24.07.2012

COMENTÁRIOS

  • Maria Eduarda

    Amo dinossauros e é um prazer saber que existiram no meu país

    Publicado em 19 de novembro de 2023 Responder

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.